O Grupo CCR iniciou no dia 12 de abril as obras de ampliação do novo traçado na Serra das Araras, parte da BR-116, conhecida como Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.
Detalhes do projeto
O projeto inclui a transformação da pista de subida atual (sentido SP) em pista de descida (sentido RJ) e a construção de uma nova pista de subida. A concessionária CCR RioSP, responsável pela obra, estima a entrega da pista de subida em 2028 e da pista de descida em 2029.
Obras na Via Dutra: especificações técnicas e infraestrutura
A intervenção abrange um segmento de 16 quilômetros, entre os km 225 e 233, e incluirá 24 viadutos, duas rampas de escape, melhorias em 14 pontos de acesso, além de uma via marginal na pista sul. Serão construídas também 93 contenções, oito pontos de ônibus e três passarelas.
Impacto e benefícios
Segundo Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias, o investimento de R$ 1,5 bilhão visa aumentar a segurança e a capacidade de tráfego, facilitando o movimento entre as duas maiores capitais do país. A obra vai gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos.
“Estamos elevando os padrões de conforto, fluidez e segurança nas estradas, o que deve aumentar o trânsito de veículos entre as principais capitais do país”, enfatiza.
Interrupção e redirecionamento de tráfego
Devido à instalação de uma barreira sonora entre o km 217 e 216, o acesso de veículos para a Via Dutra pelo sentido Rio de Janeiro através da rua Manoel Vitorino será interditado a partir de 29 de abril por 60 dias. A CCR RioSP, com apoio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos, providenciará a sinalização necessária para redirecionar o tráfego.
Planejamento de trânsito durante a obra
Durante a interdição, os veículos deverão utilizar um desvio pela avenida Santos Dumont, seguindo pela rua Manoel Vitorino até a avenida Justino de Maio, e após uma rotatória, seguir pela rua Liberato Salgano até a rua dos Jesuítas e, finalmente, a rua Itanhomi para acessar a rodovia.