O ano de 2023 desafiou as empresas a otimizar seus gastos com viagens devido ao aumento dos custos, especialmente em passagens aéreas. Luiz Moura, cofundador da agência VOLL, destacou que a pressão nos preços obrigou as empresas a melhorar a gestão de despesas com viagens, o que refletiu em uma redução de custos em 2024.
Queda nos Preços das Passagens
Em resposta ao sinal do cenário econômico melhorando e às estratégias adotadas pelas companhias aéreas, o primeiro trimestre de 2024 registrou uma queda de 20,8% nos preços das passagens aéreas para os principais destinos corporativos comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo um levantamento da VOLL.
Impacto dos Eventos Culturais
O turismo de negócios também sofre impactos com eventos culturais. Por exemplo, o show de Madonna na Praia de Copacabana, previsto para 4 de maio, embora tenha impulsionado o turismo na região, resultou em uma queda de 61% na compra de passagens aéreas corporativas para o Rio de Janeiro.
Variação nos Preços por Destino
O estudo detalhou como os preço de passagens aéreas variaram entre os principais destinos corporativos no Brasil:
- Campinas: -31,16%
- Brasília: -24,19%
- São Paulo: -20,30%
- Belo Horizonte: -16,85%
- Rio de Janeiro: -11,39%
Projeções Futuras para a VOLL
A agência digital de viagens corporativas VOLL encerrou 2023 com um faturamento de R$ 800 milhões, com expectativas de crescimento para R$ 1,3 bilhão em 2024. A empresa espera aumentar o número de operações de 2,7 milhões em 2022 para 6,3 milhões em 2024, abrangendo o Brasil e a América Latina. A VOLL atende a clientes renomados como Banco Itaú, Nubank, iFood, CPFL, Localiza, e Andrade Gutierrez.