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Três tendências na área de eventos para 2024

Diego de Carvalho, vice-presidente da NürnbergMesse Brasil

Em um cenário empresarial em constante evolução, os eventos emergem como ferramentas estratégicas para conectar, inovar e, consequentemente, ampliar os negócios – isso na visão de empresas que encontram na modalidade uma extensão para os seus propósitos comerciais. No entanto, manter-se forte na jornada não é tarefa fácil e é crucial que novas abordagens sejam exploradas para alavancar os encontros corporativos.

Existem pilares que moldam a excelência dentro do segmento, e a abordagem ESG (Ambiental, Social e Governança) é um deles. A sigla ganha cada vez mais destaque no Brasil já que o país é o quarto maior produtor de lixo do planeta. As empresas promotoras têm buscado, então, incorporar e incentivar práticas sustentáveis em todos os aspectos de seus encontros, realizando desde a seleção de locais eco-friendly à gestão responsável dos resíduos gerados em suas maratonas. Iniciativas que só devem aumentar nos próximos anos.

Hoje, integrar a sustentabilidade aos eventos não apenas demonstra responsabilidade corporativa, como também atrai visitantes conscientes – que são parte significativa dos consumidores brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), que aponta que 95% da população prioriza produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.

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Mas as exigências do consumidor ainda vão além, abrindo espaço para falarmos de um outro pilar, o da tecnologia. Em paralelo ao apoio na geração de recursos verdes, as tendências que devem dominar o setor em 2024 refletem os avanços no universo digital e na mudança de expectativa dos visitantes.

Entre as aplicações tecnológicas que devem impulsionar os eventos, estão o uso da realidade virtual e aumentada (VR/ AR) para criar experiências imersivas e interativas; o emprego da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning para a personalização das experiências, promovendo, inclusive, assistentes virtuais inteligentes para ajudar na navegação dos eventos; o investimento em Análise Avançada de Dados, para coletar informações essenciais durante e após os eventos, e otimizar, assim, futuros encontros; e a implementação da conectividade 5G, para garantir conexões de internet mais rápidas e melhorar a experiência digital, bem como a propagação de conteúdo em tempo real.

A tecnologia, porém, ainda auxilia em outro pilar que ganha força no setor: a realização de encontros personalizados. A utilização de streaming e outras inteligências digitais pode expandir o alcance, assim como a qualidade dos serviços oferecidos pelo segmento.

Convenções, palestras, congressos, roadshows, seminários e mesas-redondas estão entre as opções mais oportunas para a utilização das tecnologias. Os formatos permitem que as empresas tenham soluções sob medida para atingir suas metas – estejam elas na área de marketing, na promoção de conteúdo, na divulgação de produtos ou na oferta de serviços.

Essas tendências, entre outras, estimulam o crescimento do setor. Por isso a importância de ficar de olho nelas. Afinal, seja para fortalecimento de marca ou para outro propósito comercial, as empresas dentro dessa atmosfera – me refiro a promotoras e clientes – têm o mesmo objetivo: melhorar a experiência dos participantes e a eficiência dos eventos que promovem.

*Opinião – Artigo Por Diego de Carvalho, vice-presidente da NürnbergMesse Brasil

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal.

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