Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Veneza inicia cobrança de taxa diária para turistas

(Foto: Chait Goli/Pexels)

Desde a última quinta-feira (25/04), a cidade italiana de Veneza iniciou a cobrança de uma nova taxa de entrada diária para os turistas. Este ingresso, no valor de € 5 (aproximadamente R$ 27,96), é uma estratégia da cidade para gerenciar o turismo em massa.

Impacto Esperado

O vice-prefeito de Veneza, Simone Venturini, destacou que a medida visa incentivar uma mudança na forma como o turismo é conduzido na cidade. Os ingressos vendidos, que utilizam um formato de QR code, devem ser apresentados em diversos pontos de controle, principalmente na estação ferroviária de Santa Lucia.

Reações Locais

Embora a taxa para os turistas em Veneza seja moderada e não estabeleça um limite de visitantes diários, espera-se que desencoraje turistas em dias de grande movimento. A cidade, uma das mais visitadas do mundo, enfrenta desafios em equilibrar a preservação do patrimônio com a recepção de visitantes.

conteúdo patrocinado

Detalhes da Implementação

O prefeito Luigi Brugnaro avaliou que a iniciativa é crucial para a sustentabilidade do turismo e a qualidade de vida dos residentes. Apesar de Veneza ser um destino popular, a cidade procura não se transformar em um “museu vivo”, como expressaram alguns moradores locais.

Planejamento Futuro

O projeto terá um alcance limitado inicialmente, com a nova tarifa sendo aplicada principalmente nos fins de semana de maio a julho de 2024, cobrindo 29 dias de alta demanda turística. Turistas que pernoitarem na cidade não serão sujeitos à taxa.

Com cerca de 100 mil turistas pernoitando e dezenas de milhares visitando diariamente, Veneza busca um equilíbrio que preserve tanto seu patrimônio quanto o bem-estar de seus 50 mil residentes do centro da cidade. A medida, pioneira no mundo, poderá servir de exemplo para outros locais que enfrentam desafios semelhantes com o turismo em massa.

História de Veneza

Veneza, denominada Venezia em italiano e Venexia em vêneto, é uma cidade situada no nordeste da Itália. Construída sobre 117 pequenas ilhas, é interligada por pontes e dividida por canais. A cidade está localizada na Lagoa de Veneza, estendendo-se entre os deltas dos rios Po e Piave ao longo do litoral. Veneza é renomada por sua arquitetura e obras de arte, bem como por suas influentes contribuições aos movimentos artísticos, especialmente durante o Renascimento. Uma grande parte da cidade e de sua lagoa é reconhecida como Patrimônio Mundial. Além disso, Veneza desempenhou um papel significativo na história da música sinfônica e da ópera, sendo também o local de nascimento do famoso compositor Antonio Vivaldi.

Após as guerras napoleônicas e o Congresso de Viena, Veneza foi anexada pelo Império Austríaco. Mais tarde, em 1866, a cidade foi incorporada ao Reino da Itália, seguindo um referendo resultado da Terceira Guerra de Independência Italiana.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado