Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Cinco empresas são responsáveis por 24% da poluição plástica

Cinco empresas, incluindo Coca-Cola e Nestlé, geram 24% da poluição plástica global, segundo pesquisa.
Cinco empresas são responsáveis por 24% da poluição plástica
(Foto: maria mendiola/Unsplash).

Um novo estudo publicado na revista científica Science Advances revelou que cinco empresas são responsáveis por 24% da poluição plástica rastreável no mundo. As companhias Coca-Cola, PepsiCo, Nestlé, Danone e Altria lideram o ranking, confira os percentuais:

  • Coca-Cola (11%),
  • PepsiCo (5%),
  • Nestlé (3%),
  • Danone (3%)
  • Altria (2%)

 

A equipe de pesquisadores analisou 1,87 milhões de resíduos plásticos coletados entre 2018 e 2022, em 1.576 eventos de auditoria em 84 países. Os resultados indicam que 50% da poluição plástica rastreável provém de 56 companhias, enquanto 52% dos itens coletados não possuíam marca identificável. Isso demonstra a necessidade de maior transparência sobre a produção e rotulagem de produtos plásticos.

 

Os autores ressaltam que as contribuições das principais empresas podem estar subestimadas devido à falta de marcas atribuíveis e objetos sem identificação. Segundo a pesquisa, a forte relação entre a produção de plástico e a poluição global indica a importância de reduzir a fabricação de bens de consumo descartáveis.

Além disso, a pesquisa destaca a urgência de uma maior responsabilização para enfrentar o problema. A cada ano, de 8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, e projeções indicam que esse número pode triplicar até 2040.

Para solucionar a situação, os pesquisadores sugerem a criação de uma base de dados internacional e de acesso aberto, onde as empresas sejam obrigadas a monitorar e reportar seus produtos, embalagens e marcas. Eles também recomendam melhorias nos sistemas de gestão de resíduos, mudanças no design dos produtos e um aumento na reciclagem. Por fim, apelam à criação de novas normas internacionais para garantir a redução do uso de plástico.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas