Na última quinta-feira (23/10), a Kroma Energia e o CREA-CE estreitaram sua cooperação técnica durante uma visita ao Complexo Fotovoltaico Arapuá, em Jaguaruana. A ação reuniu fiscais e engenheiros de várias regiões do Ceará e promoveu discussões sobre eficiência operacional, segurança e sustentabilidade na geração de energia solar.
Com 247 megawatts-pico (MWp) de capacidade instalada e produção anual estimada em 537 gigawatts-hora (GWh), o complexo é um dos maiores empreendimentos solares do estado. A usina fornece energia suficiente para 290 mil residências, consolidando o Ceará como um dos principais polos de energia limpa do Nordeste.
Kroma Energia e CREA-CE ampliam integração técnica
Durante a visita, os fiscais do CREA-CE acompanharam todas as etapas de operação e manutenção da usina. Na ocasião, puderam analisar de perto como cada processo assegura conformidade técnica e ambiental. Além disso, eles discutiram ajustes operacionais e melhorias que tornam a gestão mais eficiente e segura.
O diálogo constante entre Kroma Energia e CREA-CE fortalece a engenharia solar, aproxima práticas corporativas das exigências regulatórias. Ademais, estimula uma fiscalização mais educativa, colaborativa e preventiva.
A Kroma Energia afirma que essa troca contínua de experiências com entidades de regulação aprimora os processos de engenharia e eleva o padrão de qualidade dos projetos solares. Além disso, o relacionamento técnico promove aprendizado mútuo, dissemina boas práticas de governança e acelera a adoção de soluções sustentáveis que impulsionam a transição da matriz energética brasileira.
Conheça um pouco mais da Kroma Energia:
Cooperação técnica impulsiona o setor solar
Para Alexandre Guerra, Project Manager do Complexo Arapuá, a visita foi um momento de troca de experiências e fortalecimento institucional.
“A Kroma Energia considera sempre produtiva qualquer ação que valorize o trabalho técnico e aproxime as categorias envolvidas na operação segura de empreendimentos solares”, afirmou.
A integração entre Kroma Energia e CREA-CE demonstra, assim, como a cooperação entre o setor privado e os órgãos fiscalizadores gera confiança, transparência e credibilidade no mercado de energia solar. Essa relação fortalece a imagem do Ceará como referência nacional em inovação, eficiência e governança energética, estimulando novos investimentos em geração renovável no país.










