O Mi-26, conhecido pela OTAN como Halo, representa o auge dos helicópteros de transporte pesado. Desenvolvido pela Mil Moscow Helicopter Plant e fabricado pela Rostvertol, este colosso voou pela primeira vez em 1977 e entrou oficialmente em serviço em 1983. Com seus impressionantes 40 metros de comprimento e um diâmetro de rotor de 32 metros, ele pode decolar com até 90 soldados ou 20 toneladas de carga.
Superioridade técnica e recordes
Em 1982, apenas dois anos após o início de sua produção em massa, o Mi-26 já estava estabelecendo recordes mundiais. Um dos seus feitos foi o de transportar 56,77 toneladas a uma altitude de 2.000 metros, um recorde de elevação de carga que ainda persiste. Além disso, em altitudes próximas a 4.100 metros, este helicóptero provou sua capacidade ao transportar até 25 toneladas internamente, superando muitas aeronaves cargueiras de sua classe.
Maior helicóptero do mundo: utilização em crises e missões humanitárias
A versatilidade do Mi-26 foi crucial em várias situações de crise. Destaca-se sua participação na contenção do desastre nuclear de Chernobyl em 1986. Aproximadamente 30 unidades do Mi-26 foram empregadas para avaliar a radiação liberada durante o desastre, bem como para distribuir substâncias como areia, boro e chumbo sobre o reator número 4, arruinado na explosão. Adaptou-se a configuração do helicóptero para garantir a segurança das tripulações contra possíveis níveis letais de radiação.
Durante a transição de poder pós-guerra civil no Camboja, no início dos anos 90, o Mi-26 foi fundamental nas operações de apoio da Autoridade Provisória das Nações Unidas, ajudando na estabilização e reconstrução do país.
Comparação com outros protótipos
O Mi-26 detém o título de maior helicóptero em produção contínua atualmente. Existiram protótipos que superaram seu tamanho, mas esses nunca avançaram além da fase de prototipagem.
Um exemplo é o V-12, desenvolvido pela mesma fabricante Rostvertol na década de 1960. Destinado inicialmente ao transporte de mísseis balísticos intercontinentais, o projeto foi descontinuado devido a uma mudança nos requisitos das forças armadas soviéticas, que optaram por modelos mais convencionais.
Se tivesse entrado em produção, o V-12 seria renomeado para Mi-12. Até hoje, ele é registrado no Guinness World Records como o maior helicóptero já construído, apesar de não ter sido produzido em massa.
Eficiência recorde na restauração
Recentemente, em 2023, a UTair, uma empresa russa de operações de asas rotativas, destacou-se por restaurar a fuselagem de um Mi-26T em um tempo recorde de dois meses, menos da metade do tempo originalmente planejado. Este marco, elogiado pelos Diretores da UTair-Helicopter Services e UTair-Engineering, reafirma a eficácia e a durabilidade do Mi-26.