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Chegou ao fim o impasse: UMG e TikTok fecham acordo sobre IA e royalties

UMG e TikTok: a batalha chega ao fim. (Foto: Nik/Unsplash)
UMG e TikTok: a batalha chega ao fim. (Foto: Nik/Unsplash)

Em 2023, a Universal Music Group (UMG) criticou publicamente o TikTok pelo uso de inteligência artificial (IA) em música, exacerbando as tensões em torno dos direitos autorais. O TikTok, propriedade da ByteDance, enfrentou críticas por remunerações consideradas insuficientes pela UMG, principalmente quanto à IA que poderia, segundo a gravadora, infrigir direitos de licenciamento e remuneração dos artistas.

Anúncio de não renovação

No final de janeiro, a UMG anunciou que não renovaria seu contrato com o TikTok, citando a oferta de royalties do TikTok como uma “fração do que é pago por outras plataformas sociais”. A UMG enfatizou que o TikTok estava tentando construir seu negócio de música “sem pagar um valor justo”.

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UMG e TikTok: término do contrato

O desacordo entre as duas entidades culminou quando o contrato vigente expirou em fevereiro de 2023, levando à retirada de um catálogo que incluía aproximadamente 4 milhões de músicas da plataforma. Isso afetou diretamente a disponibilidade de músicas de artistas como Taylor Swift, Drake e Olivia Rodrigo no aplicativo.

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Restabelecimento de relações e novo acordo

Após meses de disputas e negociações, as empresas chegaram recentemente a um novo acordo. Anunciado em abril deste ano, o acordo restaurou as músicas no TikTok, incluindo lançamentos recentes de Taylor Swift. Esse novo contrato não apenas melhora a remuneração dos artistas, mas também inclui proteções contra o uso de IA generativa e novas oportunidades de monetização ligadas ao comércio eletrônico na plataforma.

Comentários das lideranças

O CEO da UMG, Sir Lucian Grainge, destacou que o novo acordo traz “melhor remuneração” para os artistas e compositores. Por outro lado, Shou Zi Chew, CEO do TikTok, reafirmou o compromisso da plataforma em valorizar a comunidade criativa, trabalhando em conjunto com a UMG.

Perspectivas

O acordo também estabeleceu um marco para futuras negociações entre plataformas de mídia social e produtoras de música. Especialistas do setor destacam a importância de encontrar um modelo que seja benéfico para todos os envolvidos, desde artistas e gravadoras até os usuários e criadores de conteúdo na plataforma.

“O TikTok, com mais de 1 bilhão de usuários, representa um desafio global que requer acordos, limites e uma legislação que contemple diversas esferas de trabalho, incluindo o autor da música e o produtor”, diz Fabiana Baraldi, profissional da Innova AATB.

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