Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Paper Excellence planeja nova fábrica de celulose no Brasil

Paper Excellence avança em negociações para nova fábrica de celulose
Paper Excellence planeja nova fábrica no Brasil. (Imagem: Divulgação/Paper Excellence)
Paper Excellence planeja nova fábrica no Brasil. (Imagem: Divulgação/Paper Excellence)

A Paper Excellence, sócia da J&F Investimentos na Eldorado, está em avançadas negociações para a construção de uma nova fábrica de celulose no Brasil. O investimento estimado é de R$ 20 bilhões, segundo informações obtidas pelo Valor.

Possíveis localizações em Minas Gerais

Minas Gerais é o estado mais engajado nas conversas para receber a nova unidade. O estado identificou duas possíveis áreas para a instalação: Pirapora, no norte, e Grão Mogol, no Vale do Jequitinhonha. Ambas as localidades foram mapeadas pela consultoria Canopy com base na disponibilidade de eucalipto cultivado.

O estado está oferecendo diversos incentivos, incluindo diferimento na importação e aquisição de bens destinados à operação industrial e isenção em energia renovável. Além disso, a VLI, que opera o Terminal Integrador de Pirapora, estaria disposta a negociar para entender a natureza da carga e os volumes anuais.

Disputa judicial pela Eldorado Brasil Celulose

A Paper Excellence está envolvida em uma disputa judicial bilionária com a J&F Investimentos pelo controle da Eldorado Brasil Celulose. Atualmente, a Eldorado é controlada pelo grupo dos irmãos Batista, mas a Paper Excellence reivindica o controle com base em decisão da Câmara de Comércio Internacional (ICC), que deu ganho de causa à Paper.

Recentemente, a Eldorado acionou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para suspender o processo arbitral. O pedido foi feito numa ação popular movida pelo ex-prefeito de Chapecó, Luciano Bulligon, que tramita no TRF4 e será analisado pelo desembargador Rogério Favreto.

Leia também:

Disputa pela transferência de controle da Eldorado Celulose

Decisões e implicações legais

A decisão arbitral A-14, que criou um ‘órgão de coordenação’ com participação da Paper Excellence, está suspensa por ordem judicial. A juíza Renata Maciel, da 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem, decidiu manter a validade da sentença arbitral em julho de 2022, mas o caso ainda está em tramitação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

Além disso, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Mato Grosso do Sul enviou ofícios à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) para evitar a formalização da transferência do controle da Eldorado para a Paper Excellence, devido à ausência das autorizações necessárias do Incra e do Congresso Nacional.

Estratégia de expansão

Em uma reunião em Nova York com sete governadores brasileiros, Jackson Wijaya, dono da Paper Excellence, anunciou planos de crescimento no Brasil. Além de expandir a Eldorado, a empresa planeja investir em uma nova fábrica com capacidade de 2,5 milhões de toneladas por ano.

 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas