Publicidade

Paper Excellence planeja nova fábrica de celulose no Brasil

Investimento estimado em R$ 20 bilhões em Minas Gerais

Paper Excellence planeja nova fábrica no Brasil. (Imagem: Divulgação/Paper Excellence)
Paper Excellence planeja nova fábrica no Brasil. (Imagem: Divulgação/Paper Excellence)
Paper Excellence planeja nova fábrica no Brasil. (Imagem: Divulgação/Paper Excellence)
Paper Excellence planeja nova fábrica no Brasil. (Imagem: Divulgação/Paper Excellence)

A Paper Excellence, sócia da J&F Investimentos na Eldorado, está em avançadas negociações para a construção de uma nova fábrica de celulose no Brasil. O investimento estimado é de R$ 20 bilhões, segundo informações obtidas pelo Valor.

Possíveis localizações em Minas Gerais

Minas Gerais é o estado mais engajado nas conversas para receber a nova unidade. O estado identificou duas possíveis áreas para a instalação: Pirapora, no norte, e Grão Mogol, no Vale do Jequitinhonha. Ambas as localidades foram mapeadas pela consultoria Canopy com base na disponibilidade de eucalipto cultivado.

O estado está oferecendo diversos incentivos, incluindo diferimento na importação e aquisição de bens destinados à operação industrial e isenção em energia renovável. Além disso, a VLI, que opera o Terminal Integrador de Pirapora, estaria disposta a negociar para entender a natureza da carga e os volumes anuais.

Disputa judicial pela Eldorado Brasil Celulose

A Paper Excellence está envolvida em uma disputa judicial bilionária com a J&F Investimentos pelo controle da Eldorado Brasil Celulose. Atualmente, a Eldorado é controlada pelo grupo dos irmãos Batista, mas a Paper Excellence reivindica o controle com base em decisão da Câmara de Comércio Internacional (ICC), que deu ganho de causa à Paper.

Recentemente, a Eldorado acionou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para suspender o processo arbitral. O pedido foi feito numa ação popular movida pelo ex-prefeito de Chapecó, Luciano Bulligon, que tramita no TRF4 e será analisado pelo desembargador Rogério Favreto.

Leia também:

Disputa pela transferência de controle da Eldorado Celulose

Decisões e implicações legais

A decisão arbitral A-14, que criou um ‘órgão de coordenação’ com participação da Paper Excellence, está suspensa por ordem judicial. A juíza Renata Maciel, da 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem, decidiu manter a validade da sentença arbitral em julho de 2022, mas o caso ainda está em tramitação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

Além disso, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Mato Grosso do Sul enviou ofícios à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) para evitar a formalização da transferência do controle da Eldorado para a Paper Excellence, devido à ausência das autorizações necessárias do Incra e do Congresso Nacional.

Estratégia de expansão

Em uma reunião em Nova York com sete governadores brasileiros, Jackson Wijaya, dono da Paper Excellence, anunciou planos de crescimento no Brasil. Além de expandir a Eldorado, a empresa planeja investir em uma nova fábrica com capacidade de 2,5 milhões de toneladas por ano.