A Prevent Senior anunciou que suspenderá temporariamente a venda de novos planos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A medida entrará em vigor a partir de 31 de maio. Não há previsão de quando a situação será normalizada. Antes da suspensão, a empresa garante que, até 30 de maio, os planos continuarão sendo vendidos regularmente. A decisão da Prevent Senior foi influenciada pela sobrecarga na demanda por atendimento. Essa sobrecarga foi causada pelos surtos de várias doenças.
Determinação da ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que a Prevent Senior deveria continuar com a venda de seus planos de saúde até 31 de maio de 2024. Essa decisão ocorreu após a operadora de saúde anunciar, em 3 de maio, que pretendia suspender temporariamente a comercialização de novos planos em São Paulo e no Rio de Janeiro a partir de 10 de maio.
Regras de Suspensão
A ANS informou que a Prevent Senior não poderia interromper a comercialização de dois de seus planos de contratação individual/familiar imediatamente. Isso porque a solicitação para a suspensão foi feita apenas em 30 de abril. Existe uma normativa que estabelece um prazo de 30 dias após o pedido ser protocolado. Esse prazo permite a suspensão das vendas apenas a partir de 31 de maio. Caso a determinação seja descumprida, a empresa poderá enfrentar sanções e multas.