Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Como será Qiddiya, a nova cidade ‘de entretenimento’ da Arábia Saudita?

Qiddya, a cidade de entretenimento da Arábia Saudita. (Imagem: Divulgação/Qiddiya)
Qiddya, a cidade de entretenimento da Arábia Saudita. (Imagem: Divulgação/Qiddiya)

A cerca de 40 minutos do centro de Riyadh, capital da Arábia Saudita, a paisagem desértica está se transformando na gigantesca Qiddiya City. Atualmente, este projeto, batizado de “cidade do entretenimento”, abrange 25 distritos e será a capital do lazer, esportes e cultura da Arábia Saudita.

Atrações e projetos

Qiddiya contará com mais de 400 atrações, incluindo um parque Six Flags com brinquedos recordistas e o primeiro parque temático de Dragon Ball do mundo. Além disso, haverá um parque aquático com escola de surfe, campos de golfe e um estádio integrado com teto retrátil e parede de LED.

Cidade de entretenimento da Arábia Saudita: Parque Six Flags Qiddiya

O Six Flags Qiddiya, previsto para abrir em 2025, terá 320 mil m² e 28 atrações. Uma das principais é a Falcon’s Flight, a montanha-russa mais alta, rápida e longa do mundo. Atualmente, a construção do parque está 59% completa, com um investimento de mais de R$ 5 bilhões.

conteúdo patrocinado

Leia também:

IA em Hollywood: inovação ou ameaça?

Parque de Dragon Ball

O primeiro parque temático de Dragon Ball do mundo foi anunciado em março. Além disso, este parque terá meio milhão de metros quadrados e sete zonas temáticas. Uma das atrações principais será uma montanha-russa que passa por um “dragão mágico” de 70 metros de altura.

Parque aquático Aquarabia

O Aquarabia contará com 22 atrações, incluindo uma piscina de ondas, áreas para treinamento de caiaque e a montanha-russa aquática mais alta do mundo. Ademais, o parque aquático está 72% concluído e tem inauguração prevista para 2025.

Circuito de Fórmula 1 e Esports

A Arábia Saudita revelou mais detalhes do circuito de Qiddiya durante a passagem da Fórmula 1. O circuito, com 21 curvas, está em construção desde 2019. Além disso, um distrito de games e esports será criado, com quatro arenas e capacidade combinada de 73 mil lugares.

Estádio Príncipe Mohammed bin Salman

O país construirá o estádio dedicado ao atual governante da Arábia Saudita, Príncipe Mohammed bin Salman, no topo do penhasco de Tuwaiq, a 200 metros de altura. Ele terá um teto retrátil e paredes de LED, além de um lago de resfriamento ecológico. Nesse sentido, o estádio terá 45 mil lugares e poderá sediar eventos esportivos importantes.

Investimento e objetivos

A Arábia Saudita planeja investir US$ 38 bilhões para tornar o país um centro global de games e esports até 2030. De tal modo, a Qiddiya City faz parte dos gigaprojetos da “Visão Saudita 2030”, estratégia para diversificar a economia e reduzir a dependência do petróleo.

Infraestrutura e conectividade

O projeto da cidade de entretenimento cobre mais de 360 km² e será cruzado em 25 minutos. Rodovias conectarão Qiddiya à capital, e ela integrará a rede de transporte público de Riyadh. Adicionalmente, a cidade espera mais de 48 milhões de visitantes anuais e mais de 600 mil residentes.

A Qiddiya promete ser um destino global de entretenimento, esportes e cultura. A Companhia de Investimentos Qiddiya (QIC), afiliada ao Fundo de Investimento Público (PIF), lidera o projeto. Além disso, a cidade tem inauguração prevista em fases, com o Six Flags sendo uma das primeiras atrações a abrir.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado