Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Sebrae apresenta agenda de desenvolvimento do Sertão Central

O Sebrae Ceará apresentou, no dia 16 de maio, a agenda de desenvolvimento do Sertão Central, às 18h30, na Praça da Juventude em Quixeramobim.
4º Encontro do Programa LIDER, em setembro de 2023, em Quixeramobim (Foto: Divulgação/Sebrae)
4º Encontro do Programa LIDER, em setembro de 2023, em Quixeramobim (Foto: Divulgação/Sebrae)

Na quinta-feira 16 de maio, na Praça da Juventude em Quixeramobim, o Sebrae Ceará apresentou a agenda de desenvolvimento do território do projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) Sertão Central. Este evento, que contou com a presença de 500 convidados, visa impulsionar o crescimento econômico e sustentável da região.

Participação regional

Para a implementação do programa no Sertão Central, foram realizados nove encontros entre o Sebrae e líderes regionais. Consequentemente, esses encontros resultaram em 32 metas de desenvolvimento e envolveram 10 dos 14 municípios da região, com a participação de 42 líderes dos setores público, privado e terceiro setor.

Eixos estratégicos definidos

Durante o 4º Encontro do Programa LIDER, realizado em setembro de 2023 em Quixeramobim, foram definidos três eixos estratégicos para a transformação da realidade do Sertão Central: turismo, agronegócio e inovação/tecnologia. Primeiramente, esses eixos são priorizados com uma abordagem sustentável e, além disso, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Jornada de oito meses

O programa LIDER, que se estende por oito meses, é executado em três fases. Primeiramente, a fundação identifica o território e suas lideranças. Em seguida, a construção desenvolve uma agenda coletiva. Finalmente, a implementação institucionaliza a estratégia definida.

Participação regional

Para a implementação do programa no Sertão Central, foram realizados nove encontros entre o Sebrae e líderes regionais. Consequentemente, estes encontros resultaram em 32 metas de desenvolvimento e envolveram 10 dos 14 municípios da região, com a participação de 42 líderes dos setores público, privado e terceiro setor.

Expectativas futuras

Cleverson Souza, articulador do escritório regional do Sertão Central do Sebrae/CE, destaca a seleção igualitária de lideranças para contribuir no processo. Além disso, Souza ressalta a expectativa de realizar um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico do Sertão Central no final de 2024, para apresentar a agenda e os resultados das ações à população.

“Essas ações serão fundamentais para impulsionar os eixos estratégicos definidos, promovendo a integração dos diversos atores locais e criando, assim, um ambiente favorável ao crescimento e diversificação econômica do Sertão Central”, afirma Souza.

 Apoio do Sebrae

O Sebrae, portanto, apoia o empreendedorismo nos municípios e territórios, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento de todas as regiões do Ceará. Para mais informações sobre os serviços e ações do Sebrae, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 570 0800.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas