Neste domingo (19), o helicóptero em que viajava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente aéreo devido a más condições climáticas. Segundo a TV estatal iraniana, o helicóptero caiu ao tentar aterrissar na região de Varzaqa.
Raisi estava voltando do Azerbaijão, onde inaugurou uma barragem junto ao presidente Ilham Aliyev. As más condições climáticas, incluindo vento e chuva forte, foram a causa do incidente. O helicóptero caiu enquanto tentava pousar em uma área montanhosa, próxima a Jolfa, cidade na fronteira com o Azerbaijão.
Até a última atualização, as equipes de resgate tentavam chegar ao local, mas enfrentavam dificuldades devido ao mau tempo. O chefe das forças armadas do Irã, Mohammad Bagheri, ordenou o uso de todos os recursos disponíveis do exército e da guarda nacional nas operações de busca e resgate.
Passageiros a bordo
Além de Raisi, o helicóptero transportava o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem. O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, confirmou que um dos helicópteros da comitiva foi forçado a fazer um pouso forçado devido à neblina.
Assim, a agência de notícias FARS pediu aos iranianos que orassem pelo presidente. A IRNA divulgou imagens das buscas e informou que o vice-presidente do Irã e alguns membros do gabinete estão a caminho de Tabriz. Um oficial iraniano declarou à Reuters que “as informações sobre o acidente são preocupantes”, mas permanecem esperançosos.
Ebrahim Raisi
Ebrahim Raisi, de 63 anos, é presidente do Irã desde 2021. Portanto, ele é conhecido pelo turbante preto e manto religioso. Raisi se apresenta como defensor das classes desfavorecidas e “paladino anticorrupção”. Antes de se tornar presidente, liderou o judiciário do Irã e enfrenta acusações de abusos de direitos humanos. O presidente venceu as eleições presidenciais no primeiro turno com mais de 62% dos votos.
Nem a IRNA nem a TV estatal divulgaram informações sobre o estado de saúde de Raisi e dos outros passageiros. As operações de resgate continuam em andamento, com esperanças de uma resolução positiva.
Veja também: