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AI Overviews: busca do Google ganha respostas com inteligência artificial

Busca do Google libera respostas feitas por IA para todos os usuários.

Busca do Google com IA. (Imagem: Alex Dudar/Unsplash)
Busca do Google com IA. (Imagem: Alex Dudar/Unsplash)
Busca do Google com IA. (Imagem: Alex Dudar/Unsplash)
Busca do Google com IA. (Imagem: Alex Dudar/Unsplash)

Na semana passada, durante um evento para desenvolvedores, o Google anunciou o lançamento de sua IA de busca nativa. Antes, apenas usuários inscritos no Google Labs podiam experimentar a “Search Generative Experience” (SGE).

Com a atualização, a busca do Google mostra resultados personalizados chamados “AI Overviews”. Esses resultados respondem a perguntas em linguagem natural, oferecendo textos e links.

Implementação gradual

As AI Overviews começaram a ser liberadas na última terça-feira (14) para usuários nos Estados Unidos. O Google planeja expandir o recurso para outros países em breve. A empresa espera alcançar 1 bilhão de usuários até o final de 2024.

Nesse sentido, a busca com IA ajuda a responder perguntas complexas em uma única pesquisa. Também cria textos curtos para dúvidas simples, gera respostas em diferentes níveis de profundidade e planeja roteiros para usuários.

Busca do Google com IA: capacidade de análise de vídeos

Além disso, os usuários podem mostrar vídeos ao Gemini, a IA da Google, para obter soluções. Por exemplo, a ferramenta pode analisar um vídeo de um problema e fornecer a solução.

“A qualquer momento, estamos processando um fluxo de informações sensoriais diferentes, dando sentido a elas e tomando decisões. Imagine agentes que podem ver e ouvir o que fazemos para entender melhor o contexto em que estamos e responder rapidamente na conversa, fazendo com que o ritmo e a qualidade da interação pareçam muito mais naturais”, afirmou Demis Hassabis, CEO do laboratório de IA do Google DeepMind.

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Novo sistema de busca

O Gemini, mais novo modelo de linguagem da empresa, alimenta o mecanismo de busca com IA. Liz Reid, vice-presidente de busca do Google, afirmou que o Google está testando o novo sistema com alguns usuários.

Reid explicou que a busca tradicional ainda é mais adequada para pesquisas sobre sites específicos ou que exigem respostas curtas. Já a busca com IA é melhor para pesquisas exploratórias, como planejamento de férias ou busca de produtos.

“O fato de você não estar limitado, caso sua pergunta corresponda diretamente a uma página da web que tenha a resposta completa, e o fato de poder extrair informações de todo o conhecimento humano realmente muda tudo”, enfatizou.

Desafios e preocupações

Ademais, veículos de mídia e criadores de conteúdo temem que as respostas personalizadas diminuam o tráfego para seus sites. No entanto, o Google afirma que durante os testes, os usuários clicaram mais nos sites para obter mais informações.

Nesse sentido, o Google reconheceu essa preocupação e afirmou que continuará focado em enviar tráfego para veículos e criadores. Além disso, a nova busca com IA visa facilitar a pesquisa, mantendo o antigo formato de resultados logo após o conteúdo gerado por IA.