Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

China lança IA com filosofia de Xi Jinping: conheça “Chat Xi PT”

Chatbot de IA promove ideais socialistas na China

Chatbot com filosofia de Xi Jinping. (Foto: Government of Russia/Wikimedia Commons)
Chatbot com filosofia de Xi Jinping. (Foto: Government of Russia/Wikimedia Commons)

Recentemente, a China introduziu um novo modelo de linguagem ampla (LLM) baseado na filosofia política do presidente Xi Jinping. Desenvolvido pela Administração do Ciberespaço da China (CAC), o chatbot de IA, conhecido como “Chat Xi PT”, é treinado com o “Pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo com características chinesas para uma nova era”.

Desenvolvimento e uso

O modelo está sendo utilizado em um centro de pesquisa controlado pelo CAC. Nesse sentido, ele pode responder a perguntas, criar relatórios, resumir informações e traduzir entre chinês e inglês. Segundo uma publicação na mídia social da CAC, a experiência e a autoridade do corpus garantem o profissionalismo do conteúdo gerado.

Chatbot com filosofia de Xi Jinping

Além disso, o esforço de incorporar a filosofia de Xi Jinping na IA ocorre enquanto as autoridades chinesas tentam equilibrar os rígidos controles sobre a liberdade de expressão e o desenvolvimento da IA. O Chat Xi PT visa divulgar as ideias de Xi sobre política, economia e cultura, fazendo parte de uma campanha maior na China.

Publicidade

Leia também:

Xi Jinping é eleito presidente da China para um 3º mandato

Promoção e controle

As autoridades exigem que as crianças estudem a filosofia de Xi a partir dos dez anos. Além disso, o aplicativo “Estude Xi Nação Forte” ensina e testa o conhecimento dos membros do Partido Comunista da China. Nesse sentido, em 2018, as ideias de Xi foram incorporadas à constituição chinesa.

Desafios para desenvolvedores

A CAC, que lidera a emissão de regras para IA generativa, exige que os provedores incorporem valores socialistas fundamentais. Além disso, o conteúdo gerado não pode subverter o poder do Estado, e as empresas são responsáveis pelos resultados de suas IAs. Gigantes como Baidu e Alibaba controlam rigorosamente o conteúdo gerado por seus modelos para evitar temas sensíveis.

Banco de dados público

De tal maneira, para ajudar os desenvolvedores, a Associação de Cibersegurança da China lançou um banco de dados público com 100 milhões de entradas de dados de alta qualidade e confiáveis. Esse banco de dados, portanto, inclui regulamentações governamentais, documentos de políticas e relatórios da mídia estatal.

O futuro do Chat Xi PT

Por enquanto, o Chatbot com a filosofia de Xi Jinping está em testes internos e acessível apenas a usuários designados por convite. No entanto, a China pode liberar a tecnologia para uso mais amplo posteriormente, seguindo a estratégia de Pequim de utilizar a IA para o crescimento econômico e aplicar normas de segurança cibernética.

Uma das dezenas de documentos de texto no pacote de dados contém 86.314 menções a Xi Jinping. “Vamos nos unir mais estreitamente em torno do Comitê Central do Partido com o camarada Xi Jinping em seu núcleo”, diz uma linha.

Devemos “garantir que, em pensamento, política e ação, estejamos sempre em alto alinhamento com o Comitê Central do Partido, com o Secretário Geral Xi Jinping em seu núcleo”, diz outra.

Leia também:

Pessoas poderão valer US$ 1 bilhão, diz CEO do ChatGPT

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado