Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

AgroForum BTG Pactual reúne líderes em Cuiabá

Evento destacou tendências do agronegócio

Banqueiro André Esteves, Chairman e Sócio Sênior do BTG Pactual. (Foto: Divulgação)

No último dia 23 de maio, a capital mato-grossense recebeu o AgroForum BTG Pactual. O evento reuniu figuras importantes do cenário político e líderes do agronegócio para discutir as últimas tendências e inovações do setor.

O CEO do BTG Pactual, Roberto Sallouti, fez a abertura do evento, que contou com a presença do Governador Mauro Mendes (União Brasil). Mendes participou do painel “Posição do Brasil e Oportunidades no Agro”, abordando as potencialidades do estado do Mato Grosso.

Debate no AgroForum da BTG Pactual. (Foto: ODocumento)

Painéis e Debates

Pedro Palma, CEO da Rumo, falou sobre a expansão logística no agronegócio. Representantes de grandes empresas como Friboi, Caramuru e Syngenta contribuíram para o debate sobre a força da agroindústria no Brasil. Neste painel, Renato Costa, CEO da Friboi, Marcus Thieme, CFO da Caramuru Alimentos S.A., e Juan Pablo Llobet, CEO LatAm da Syngenta, compartilharam suas perspectivas.

Publicidade

Leia Também:

Mercado de Grãos e Financiamento

Outro ponto alto foi o debate sobre “Mercado de Grãos: Projeções e Perspectivas”, com André Guillaumon, CEO da BrasilAgro, e Gilberto Peruzzi, Presidente da Biocen. Moderado por Andre Nassar, Presidente-executivo da ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, o debate trouxe insights valiosos sobre o futuro do mercado de grãos.

Na discussão sobre “Estruturas de Financiamento do Agronegócio”, Rogério Stallone, sócio do BTG Pactual, destacou a evolução dos financiamentos no setor agropecuário nos últimos 20 anos. Junto com ele, Guilherme Grahl, da Valora Gestão de Investimentos – VGI, e Daniel Albernaz Lemos, CGA, da Riza Asset Management, discutiram as novas formas de financiamento, com moderação de Graziela Auada.

Mansueto Almeida, economista chefe do BTG Pactual. (Foto: ODocumento)

Reforma Tributária e Encerramento

O economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida, e o Secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, abordaram o tema da reforma tributária. Eles discutiram os impactos da reforma no agronegócio e na economia brasileira.

O Banqueiro André Esteves, Chairman e Sócio Sênior do BTG Pactual, encerrou o evento discutindo o cenário econômico e político do país. Entre os presentes, destacaram-se o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o ex-senador Cidinho Santos, o ex-ministro Blairo Maggi, e outras autoridades e personalidades.

Melhoria logística em Mato Grosso 

Mato Grosso inova ao autorizar a primeira ferrovia estadual, a Vicente Vuolo, construída com recursos privados. A ferrovia, com mais de 700 quilômetros, ligará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e Cuiabá. Pedro Palma, CEO da Rumo Logística, afirmou que as obras estão avançadas e os prazos serão cumpridos.

O crescimento de Mato Grosso justifica os investimentos. Em 2014, o Terminal de Rondonópolis embarcava 12,5 milhões de toneladas de grãos por ano; hoje, são 25 milhões. O transporte de etanol de milho também aumentou, com Mato Grosso suprindo boa parte do mercado de combustível do sudeste brasileiro.

Palma destacou a importância de continuar investindo no estado, renovando a visão de que o Brasil pode prosperar.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado