Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

ACT é assinado para a implantação do ITA e do Instituto SENAI de Inovação no Ceará

Acordo impulsiona educação através da tecnologia

Acordo firmado para a criar do ITA e do Instituto de Ciência e Tecnologia na Base Aérea de Fortaleza.
Acordo firmado para a criar do ITA e do Instituto de Ciência e Tecnologia na Base Aérea de Fortaleza. (Foto: Governo do Ceará)

Na tarde desta terça-feira (04/06), foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica para a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) na Base Aérea de Fortaleza. O projeto inclui o Centro de Inovação e Pesquisa Tecnológica do ITA e o Instituto SENAI de Inovação (ISI), com foco em Energias e Engenharia de Sistemas. A cerimônia ocorreu no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, com a presença de várias autoridades.

Detalhes da Assinatura do Acordo

O acordo foi assinado pelo Governador do Ceará, Elmano de Freitas; pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kânitz Damasceno; e pelo Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

Jackson Pereira Jr., CEO do Economic News Brasil, e o Industrial Ricardo Cavalcante.

Investimento em Inovação

Ricardo Cavalcante anunciou um investimento aproximado de R$ 40 milhões para tornar o Instituto SENAI de Inovação uma realidade. Ele destacou a importância de reter talentos locais, como os alunos do ITA, que muitas vezes deixam o estado após se formarem.

Publicidade

“Nossa missão é fazer com que esses alunos possam ser grandes empresários sem terem que sair daqui, pois a grande riqueza do Ceará são os cearenses”, afirmou Cavalcante.

Impacto Positivo do ITA no Ceará

O Ministro José Múcio Monteiro destacou que a chegada do ITA ao Ceará trará mudanças muito importantes.

“Plantamos uma semente em janeiro, e hoje, quatro meses depois, já estamos colhendo frutos com o lançamento do primeiro laboratório de tecnologia. O Ceará começa a mudar os destinos da região mais pobre do Nordeste”, disse o ministro.

Discursos das Autoridades

Para o Governador Elmano, o projeto representa uma oportunidade de transformar a Base Aérea de Fortaleza em um centro de excelência em pesquisa e inovação.

“Queremos que o conhecimento produzido nesses institutos beneficie o mundo. É preciso ter energia, setor privado para investir, mão de obra qualificada e pesquisa”, destacou Elmano.

O Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Damasceno, celebrou a realização do empreendimento. “É motivo de júbilo reconhecermos a oportunidade única de transformar a Base Aérea de Fortaleza em um centro de excelência em pesquisa e inovação”, afirmou.

Leia Também:

Paulo André Holanda e a representantes do Senai Ceará (Foto: Divulgação)

Contribuição para a Educação

O Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, explicou que o Instituto SENAI de Inovação será um atrativo para novas indústrias se instalarem no campus.

“Será criado um habitat de inovação onde institutos e indústrias farão conexões, ligando nossa expertise com o Governo do Estado e a Aeronáutica”, explicou Holanda.

Compromisso com a Educação

O Governador Elmano de Freitas destacou o investimento para a instalação do ICT no ITA Ceará. Ele enfatizou que o objetivo é desenvolver o potencial do estado através da educação. “Já existem 240 alunos da escola pública estadual se preparando para prestar vestibular para o ITA Ceará”, disse Elmano.

Desenvolvimento Estadual

O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, elogiou a estratégia do Ceará de ter a educação como foco principal. “Os governos que se sucedem têm a meta de fazer do Ceará a capital da educação do Nordeste, e do País. Por isso, o projeto de trazer o ITA para o Ceará segue forte”, afirmou.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado