Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Privacidade no Google: como remover seus dados dos resultados de busca

Ferramenta permite aos brasileiros remover dados pessoais dos resultados de busca

Saiba como aumentar a sua privacidade no Google. (Foto: Divulgação/Google)
Saiba como aumentar a sua privacidade no Google. (Foto: Divulgação/Google)

Na última terça-feira (11), o Google anunciou uma nova ferramenta que permite aos brasileiros removerem dados pessoais, como endereço, número de telefone e e-mail, dos resultados de busca da big tech. A empresa anunciou a funcionalidade em um evento da empresa em São Paulo, destacando a crescente preocupação com a privacidade online.

“Privacidade nos resultados sobre você” oferece mais controle aos usuários

A nova funcionalidade, chamada “Privacidade nos resultados sobre você”, permite alertar os usuários quando seus dados pessoais aparecerem nos resultados de busca. Além disso, será possível solicitar a remoção desses dados diretamente pelo aplicativo do Google. Para ativar a ferramenta, os usuários devem seguir um simples passo a passo, acessando a opção através da foto da conta no Google app.

Expansão do recurso para documentos oficiais

Ainda este ano, o Google planeja expandir a funcionalidade no Brasil para incluir a remoção de números de documentos oficiais, como CPF, CNH e passaporte. A empresa vê a novidade como um avanço na proteção da privacidade dos usuários brasileiros, uma vez que dados sensíveis estarão mais protegidos contra possíveis fraudes.

Publicidade

Leia também:

Como solicitar a remoção de dados pessoais

Para solicitar a remoção de informações pessoais dos resultados de busca, os usuários devem:

  1. Acessar o Google app, clicar na foto da conta do Google e selecionar a opção “Privacidade nos resultados sobre você”.
  2. Clicar em “começar agora”, adicionar os dados pessoais (nome, endereço, telefone e e-mail) nas configurações, marcar a opção de “confirmo que os dados de contato que adicionei aqui pertencem a mim” e clicar em continuar.
  3. Uma lista de resultados da busca do Google contendo as informações pessoais será exibida. Para solicitar a remoção, basta clicar nos três pontos ao lado do resultado e selecionar “remover”.

Outras novidades apresentadas no evento Google For Brasil 2024

Durante o evento Google For Brasil 2024, a empresa anunciou outras funcionalidades para além da privacidade digital. Uma delas é o NotebookLM, um assistente personalizado que utiliza a inteligência artificial Gemini para ajudar usuários a criar insights e conteúdos a partir de documentos carregados na ferramenta.

Outra novidade é o recurso “Ajude-me a Escrever” para o Gmail e o Docs, disponível para assinantes dos serviços Workspace e Google One AI Premium. Esse recurso utiliza IA para ajudar na criação e revisão de textos, otimizando o processo de escrita para os usuários.

O Google também revelou uma parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) para atualizar o “Perfil da Empresa” de mais de 100 mil bares e restaurantes no Brasil. A big tech implementará novos recursos de inteligência artificial para melhorar o desempenho das páginas desses estabelecimentos na Busca e no Google Maps. Entre as funcionalidades, está a possibilidade de digitalizar cardápios e integrar contas de redes sociais.

Agendamento de consultas médicas e funcionalidades de segurança

Além da função que permite a privacidade no Google, o agendamento consultas médicas e exames também será oferecido pela companhia. Inicialmente, plataformas como Dr. Consulta, Doctoralia, Melvi, Livance, a+ Medicina Diagnostica/Grupo Fleury, Trinks, Quaddro e Prit estarão integradas. A primeira etapa de implementação será realizada em mais de 15.000 empresas no país.

No campo da segurança, o Brasil será o primeiro país a testar três novos recursos para aparelhos Android. Entre eles estão o bloqueio automático de tela em caso de tentativas de roubo e o “Bloqueio rápido remoto”. Esses recursos visam aumentar a segurança dos dispositivos móveis, uma preocupação crescente entre os usuários.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado