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Oscar do Marketing: Brasil brilha no Cannes Lions 2024

Número de campanhas inscritas cresce em 2024

Fique por dentro do Cannes Lions desse ano. (Foto: Divulgação)
Fique por dentro do Cannes Lions desse ano. (Foto: Divulgação)

O Brasil teve um aumento no número de campanhas publicitárias inscritas no Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade em 2024. Neste ano, 2.066 peças estão competindo nas 30 categorias do evento, conforme divulgado pela organização oficial. Em comparação, em 2023 foram inscritas 2.037 campanhas.

Os brasileiros terão uma forte presença nas diversas agendas do festival. O Brasil contará com 36 jurados entre as 30 categorias da premiação. Destes, 24 são de marcas e agências do País, enquanto os outros 11 são executivos nacionais representando companhias globais. Entre os destaques estão Anselmo Ramos, da Gut, e Diego Machado, que serão presidentes de júri nas categorias Brand Experience & Activation Lions e Innovation Lions, respectivamente.

No Palácio dos Festivais, 15 executivos brasileiros realizarão palestras para os criativos do mercado global. Entre eles, estão Marcel Marcondes, CMO global da AB InBev, Juliana Roschel, CMO do Nubank, e Dilma Campos, fundadora da Nossa Praia.

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O Cannes Lions recebeu 26.753 inscrições de trabalhos publicitários de todos os continentes. Com o aumento no total de trabalhos na disputa, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com maior número de peças concorrentes, atrás apenas do Reino Unido (2º) e dos Estados Unidos (1º).

Crescimento contínuo do Cannes Lions

Simon Cook, presidente da cerimônia, destacou o crescimento contínuo no Creative Effectiveness Lions, que recebeu o maior número de inscrições desde seu lançamento em 2011. Houve também um aumento de 6% no número de inscrições de marcas e um aumento de 31% no número de proprietários de mídia, refletindo o amplo investimento em criatividade no espectro das comunicações de marca.

Resultados anteriores do Brasil

Em 2023, o Brasil encerrou sua participação no Cannes Lions com 92 Leões, superando o resultado anterior de 70 estatuetas em 2022. Para 2024, a expectativa é superar esses números e tipos de troféus, especialmente nos Titanium e Glass Lions. Na edição anterior, o Brasil conquistou dois Grand Prix, um Titanium Lions, 11 ouros, 28 pratas e 50 bronzes.

Este ano, o Cannes Lions introduziu a categoria Luxury & Lifestyle Lions, que recebeu um quarto de suas submissões diretamente das marcas. Houve também um aumento de 6% no número de anunciantes que inscreveram diretamente suas peças e de 31% na submissão vinda de proprietários de mídia. Além disso, o festival terá sua primeira edição voltada aos influenciadores digitais, com o Lions for Creators e o Brand Marketer Pass for Lions.

O Brasil participa da edição 2024 com 2.066 peças concorrentes, representando um aumento de 1,45% em relação a 2023. Este dado corresponde a 7,72% do total de inscritos. Em 2022, foram 1.930 peças inscritas; em 2020/2021, 1.482 peças; e em 2019, 2.091 peças.

Principais países concorrentes

Os Estados Unidos lideram com 7.224 peças (27% do total), seguidos pelo Reino Unido com 2.120 (7,92% do total) e o Brasil com 2.066 (7,72% do total). Outros países destacados incluem Alemanha, Canadá, França, Índia, Espanha, México, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Argentina e Cingapura.

Nesta edição do Cannes Lions, houve um aumento de 6% no número de marcas que inscreveram cases e de 31% no de companhias e plataformas de mídia. A categoria Inovação teve um crescimento de 52%, enquanto Outdoor e Audio/Radio cresceram 6% cada.

De acordo com a WARC, o investimento em social media deverá totalizar US$ 247,3 bilhões em 2024, um aumento de 14,3% em relação ao ano anterior. O número de inscrições na categoria Social & Influencer Lions subiu 21%.

Leões conquistados pelo Brasil

Nos últimos anos, o Brasil teve as seguintes performances no Cannes Lions:

  • 2019: 85 Leões
  • 2020/2021: 68 Leões
  • 2022: 69 Leões
  • 2023: 84 Leões

Na edição atual, o Brasil conquistou 6 Pratas e 9 Bronzes nas áreas do Cannes Lions que entregaram seus Leões na noite desta segunda-feira, 17. O melhor desempenho foi na área de Outdoor, com 5 Leões de Prata e 2 de Bronze.

Em Print & Publishing, o Brasil conquistou 4 Bronzes, enquanto em Audio & Radio foram 2 prêmios (1 Prata e 1 Bronze). Em Health & Wellness, o Brasil conquistou 2 Bronzes. Na área de Pharma, não houve prêmios para o Brasil.

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