Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Consumo de energia elétrica no Brasil cresce 7,3% no 1º trimestre

Setor residencial lidera com alta de 12,3%

Energia elétrica
O setor residencial liderou com uma alta de 12,3% (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O consumo de energia elétrica no Brasil aumentou 7,3% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. O setor residencial foi o que mais contribuiu para esse crescimento, com um aumento de 12,3%. Já os setores comercial e industrial apresentaram expansões de 8,4% e 3,8%, respectivamente. As informações são do Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Setor residencial

Entre janeiro e março de 2024, o consumo de energia elétrica das residências atingiu 46.242 Gwh. É um crescimento de 12,3% em relação ao mesmo período de 2023. Esse é o maior consumo trimestral registrado para a classe residencial desde o início da série histórica da EPE em 2004, superando o recorde anterior do último trimestre de 2023.

Principalmente, as ondas de calor e temperaturas acima da média impulsionaram esse aumento, elevando a demanda por equipamentos de refrigeração. Além disso, o crescimento no número de consumidores residenciais e a melhora nos indicadores econômicos, como emprego e renda, também contribuíram para esse aumento no consumo.

Publicidade

Setor comercial

O consumo de energia no setor comercial também apresentou um desempenho positivo, alcançando 26.942 Gwh no primeiro trimestre de 2024, o maior valor trimestral desde o início da série histórica da EPE em 2004. Sendo assim, o consumo comercial cresceu 8,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O desempenho positivo do setor de comércio e serviços, juntamente com as altas temperaturas que aumentaram a necessidade de climatização, foram os principais fatores que contribuíram para o aumento no consumo de energia elétrica no setor comercial.

Setor industrial

No setor industrial, o consumo de energia elétrica cresceu 3,8% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Embora esse crescimento seja menor em comparação aos setores residencial e comercial, ele ainda representa um aumento para o setor industrial.

O Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade da EPE indica que uma combinação de fatores climáticos e econômicos impulsionou o aumento no consumo de energia elétrica no Brasil no primeiro trimestre de 2024. As ondas de calor e as temperaturas acima da média tiveram um impacto, especialmente no aumento do consumo residencial e comercial. Além disso, a melhora nos indicadores econômicos, como emprego e renda, também contribuiu para o crescimento do consumo de energia.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado