Publicidade

Governador de São Paulo promove privatização da Sabesp nos EUA

Tarcísio de Freitas busca investidores em turnê

Sabesp
Fachada do reservatório de água da Sabesp na Consolação. (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Sabesp
Fachada do reservatório de água da Sabesp na Consolação. (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deu início na segunda-feira (24) a uma série de reuniões nos Estados Unidos com representantes de empresas privadas e fundos de investimento. O foco dessas reuniões é apresentar a oferta pública de ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), lançada na última sexta-feira (21).

Tarcísio Freitas está acompanhado pelos secretários Rafael Benini (Parcerias e Investimentos), Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), e Lais Vita (Comunicações). A agenda da comitiva inclui compromissos em Nova York e Boston. Além disso, futuras visitas ao Reino Unido e Portugal devem acontecer, com o objetivo de atrair investidores para a compra de ações da Sabesp.

Privatização

Na última sexta-feira, o governo de São Paulo iniciou a oferta pública de ações da Sabesp, marcando a etapa conclusiva do processo de privatização. Conforme anunciado anteriormente, o governo estadual manterá 18,3% das ações da companhia. Atualmente, o estado possui 50,3% das ações, enquanto o restante está distribuído entre empresas e investidores privados.

Dividirão a venda das ações em dois lotes distintos. Um investidor de referência receberá o primeiro lote, que representa 15% das ações. O segundo lote, correspondendo a cerca de 17% das ações, estará disponível para o mercado em geral, incluindo investidores individuais, empresas e funcionários da Sabesp.

Ações da Sabesp

Com as ações da Sabesp cotadas atualmente em aproximadamente R$ 75, a companhia viu um aumento de mais de 40% no valor de suas ações nos últimos 12 meses. O crescimento reflete a força e na atratividade da Sabesp para potenciais investidores.