Nesta quarta-feira (10), as bolsas de valores da Europa fecharam em alta, recuperando parte das perdas recentes atribuídas às incertezas políticas na França. Os investidores voltaram as atenções para os comentários de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), que discursou na Câmara dos Deputados dos EUA. O mercado também está de olho nos dados de inflação dos Estados Unidos, que serão divulgados na quinta-feira, 11 de julho.
O índice CAC 40 de Paris avançou 0,86%, atingindo 7.573,55 pontos, após uma queda de 1,81% no dia anterior. Em Londres, o índice FTSE 100 subiu 0,66%, fechando em 8.193,51 pontos. O DAX em Frankfurt cresceu 0,99%, alcançando 18.417,50 pontos. Portanto, os números mostram uma recuperação depois das perdas generalizadas da terça-feira.
Ações Individuais
Na Europa, as ações da Volkswagen se destacaram ao reverter uma queda inicial após a montadora reduzir as projeções de vendas para o ano. As ações subiram 0,62%, apesar do anúncio de que a fábrica de veículos elétricos da Audi em Bruxelas pode fechar, o que teria um impacto nos resultados da empresa. Então, os analistas da Jefferies indicaram que esse corte nas projeções pode sinalizar futuras reestruturações na indústria automotiva europeia.
Setor de Energia
Em Londres, a BP fechou o pregão com uma leve alta de 0,30%. A empresa britânica, junto com as gigantes petrolíferas Shell e TotalEnergies, assinou acordos para investir no projeto de gás natural liquefeito (GNL) de Ruwais, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos. A BP informou que espera uma baixa contábil de até US$ 2 bilhões no segundo trimestre, devido a transações fracas de petróleo e margens de refino reduzidas, o que afetará os lucros.
Política da França
A recuperação nas bolsas de valores da Europa seguiu-se a quedas na terça-feira, especialmente em Paris, devido à instabilidade política na França. As recentes eleições legislativas resultaram em um Parlamento sem maioria absoluta para nenhum dos principais grupos políticos. Sendo assim, criou-se um ambiente de incerteza que afetou os mercados.
Bolsas de Valores da Europa
Outras bolsas de valores da Europa também mostraram resultados positivos. Em Milão, o FTSE Mib subiu 1,30%, fechando em 34.306,40 pontos, com destaque para as ações da Telecom Italia, que ganharam aproximadamente 4,6% no final do pregão. Em Lisboa, o PSI 20 avançou 1,37%, encerrando o dia em 6.742,02 pontos. Já em Madri, o Ibex-35 subiu 1,48%, fechando em 11.060,40 pontos.