Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Ibovespa alcança nona alta seguida e fecha aos 128.293 pontos

Ibovespa fecha com avanço de 0,85% aos 128.293 pontos, marcando nona alta consecutiva, maior série positiva desde 2018.
Fachada da sede da Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Sede da Bolsa de Valores do Brasil (Imagem: divulgação)

O Ibovespa marcou mais um dia de ganhos, fechando nove dias sem nenhuma queda. O principal índice da bolsa brasileira avançou 0,85%, encerrando a 128.293,61 pontos. Esta foi a nona alta consecutiva, a maior série positiva desde fevereiro de 2018.

O dólar à vista (USBRL) também teve um desempenho positivo, fechando a R$ 5,4426, com uma alta de 0,55%. Os investidores locais acompanharam de perto os movimentos em Brasília, onde foi aprovado o primeiro projeto de lei para regulamentação da Reforma Tributária, além de novos dados de atividade econômica.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no varejo cresceu 1,2% em maio comparado a abril, com ajuste sazonal. Sendo assim, a alta superou as expectativas de uma queda de 0,90%, conforme pesquisa da Reuters. No acumulado do ano, as vendas subiram 5,6%, e nos últimos 12 meses, o aumento foi de 3,4%.

Marina Garrido, economista do Itaú, afirmou que esses números confirmam a continuidade da força na atividade econômica, indicando que os recentes eventos no Sul do país não afetaram as expectativas de crescimento do PIB para este ano.

Inflação dos EUA

Apesar dos indicadores locais positivos, as atenções dos investidores se voltaram para os dados de inflação dos Estados Unidos. Os dados reforçaram as expectativas de um corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) em setembro, impulsionando o otimismo no mercado brasileiro.

Altas do Ibovespa

Entre os destaques, as ações da PDG Realty (PDGR3) tiveram uma alta de quase 40% após o anúncio do grupamento de ações na proporção de 10 para 1, com as novas ações sendo negociadas a partir de 12 de agosto. As ações do setor varejista também se destacaram, beneficiadas pelos dados positivos do setor e pela perspectiva de afrouxamento monetário nos Estados Unidos.

Carrefour (CRFB3) esteve entre as maiores altas do pregão, com expectativas de fortes resultados no segundo trimestre. Entretanto, os analistas do Bradesco BBI preveem que a empresa pode superar o Assaí (ASAI3) pela primeira vez desde o terceiro trimestre de 2022.

Outros destaques incluem MRV (MRVE3), que subiu devido ao novo programa de recompra e à prévia operacional positiva do segundo trimestre. Inter (INBR32) avançou mais de 3% com a nomeação de Alexandre Riccio como novo CEO das operações no Brasil, substituindo João Vitor Menin, que assumiu o cargo de CEO global. Telefônica Vivo (VIVT3) também registrou alta após elevação dos ADRs negociados em Nova York pelo Morgan Stanley.

Negativo do Ibovespa

Na ponta negativa, Assaí (ASAI3) encerrou entre as maiores perdas. Vale (VALE3) tentou recuperar as perdas do mês com um avanço de mais de 2% no minério de ferro em Dalian, China, mas terminou o pregão em queda. No entanto, a Petrobras (PETR3; PETR4), por outro lado, subiu acompanhando a alta do petróleo.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas