Publicidade

Ações da Europa registram segunda semana consecutiva de alta

Otimismo impulsiona mercado com expectativa de cortes de juros

Bolsas de Valores de Ásia e Oceania - China - Europa - N
Veja o desempenho dos mercados financeiros da Europa. (Imagem: Pixabay)
Bolsas de Valores de Ásia e Oceania - China - Europa - N
Veja o desempenho dos mercados financeiros da Europa. (Imagem: Pixabay)

As ações da Europa avançaram nesta sexta-feira (12), marcando a segunda semana consecutiva de alta. O otimismo dos investidores globais, motivado por balanços corporativos positivos e a expectativa de cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve em setembro, impulsionou o mercado.

O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,88%, fechando a 524,08 pontos. Já o índice de blue-chips da zona do euro teve um avanço ainda maior, de 1,3%, ambos atingindo os níveis mais altos em mais de um mês durante o pregão.

Entre os destaques do dia, a sueca Addtech alcançou um recorde ao saltar 16%. A empresa de soluções técnicas revelou perspectivas favoráveis para os próximos trimestres. Outro destaque foi a Ericsson, que subiu 4,3% após superar as previsões de lucros e vendas, impulsionada pela recuperação da demanda na América do Norte.

Os estrategistas do BofA Global Research alertaram que, embora a temporada forte de relatórios do segundo trimestre possa dar suporte temporário à dinâmica de lucro por ação do STOXX 600, esperam novos rebaixamentos à medida que a dinâmica do crescimento global enfraquece. Contudo, issso se deve ao impacto retardado do aperto monetário e à diminuição do apoio fiscal dos EUA observado no ano passado.

Balanços nos EUA

Nos Estados Unidos, a temporada de balanços também começou, com grandes bancos como JPMorgan Chase, Wells Fargo e Citigroup divulgando seus resultados do segundo trimestre. O sentimento permaneceu otimista, com os investidores confiantes em um corte na taxa de juros pelo Federal Reserve em setembro, após dados recentes indicarem uma queda inesperada nos preços ao consumidor nos EUA. No entanto, os preços ao produtor subiram mais do que o esperado em junho.

Índices da Europa

Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,36%, fechando a 8.252,91 pontos. No entanto, em Frankfurt o índice DAX subiu 1,15%, terminando o dia a 18.748,18 pontos. Em Paris, o CAC-40 ganhou 1,27%, fechando a 7.724,32 pontos. Milão registrou uma valorização de 0,76% no índice Ftse/Mib, fechando a 34.580,52 pontos. O índice Ibex-35 de Madri subiu 0,72%, terminando a 11.250,60 pontos. Por fim, em Lisboa, o índice PSI20 teve uma leve alta de 0,14%, fechando a 6.811,86 pontos.