Neste sábado (20), no dia seguinte ao apagão cibernético que afetou sistemas tecnológicos em escala global, os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro continuam enfrentando problemas. Sendo assim, o cancelamento e atraso de vários voos causaram transtornos para passageiros e operações aeroportuárias.
Até as 8h50, os aeroportos de Congonhas e Viracopos, em São Paulo, e o Galeão, no Rio de Janeiro, registraram pelo menos oito voos cancelados ou atrasados. Abaixo estão os detalhes dos voos afetados:
Voos atrasados e cancelados
Congonhas (até 8h39):
Voos Atrasados:
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- Azul Conecta 5244 (Destino Rio de Janeiro/Jacarepaguá) – sairia às 8h50
- Azul 6030 (Destino Belo Horizonte/Confins) – sairia às 9h30
- Azul 6064 (Destino Belo Horizonte/Confins) – sairia às 10h30
Voos Cancelados:
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- Gol (Destino Rio de Janeiro/Santos Dumont)
- Latam (Destino Porto Seguro)
A Gol informou que o cancelamento do voo não está relacionado ao apagão cibernético. A Latam, no entanto, ainda não se pronunciou sobre a situação.
Viracopos (até 8h44):
Voos Cancelados:
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- Azul 4702 (Destino Brasília) – sairia às 8h05
- Azul 2918 (Destino Marília) – sairia às 9h05
- Azul 4402 (Destino Uberlândia) – sairia às 9h55
- Azul 2846 (Destino Ribeirão Preto) – sairia às 10h05
Galeão (até 8h50):
Voos Cancelados:
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- Azul 4702 (Destino Brasília) – sairia às 8h05
- Azul 2918 (Destino Marília) – sairia às 9h05
- Azul 4402 (Destino Uberlândia) – sairia às 9h55
- Azul 2846 (Destino Ribeirão Preto) – sairia às 10h05
Problemas em Guarulhos
Às 9h, o site da concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto de Guarulhos, estava fora do ar. A empresa foi contatada para confirmar se a queda estava relacionada ao apagão cibernético, mas ainda não houve resposta.
Posicionamento da Azul
A Azul informou, por meio de nota, que a instabilidade global nos sistemas Windows/CrowdStrike, que afetou diversos setores, já foi resolvida pelo desenvolvedor. Embora oito voos tenham sido cancelados ou atrasados neste sábado, a companhia assegura que a operação foi normalizada e está funcionando corretamente.
“A companhia registrou atrasos pontuais na última sexta-feira e precisou cancelar cerca de 7% dos voos previstos para aquele dia. Todos os clientes afetados pela oscilação cibernética global já foram reacomodados. A Azul lamenta os transtornos causados e assegura que os clientes estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, finaliza a nota da empresa.