Publicidade

Bolsas da Europa sobem com desistência de Joe Biden

Mineradoras e aéreas têm resultados mistos

Bolsas de Valores de Ásia e Oceania - China - Europa - N
Veja o desempenho dos mercados financeiros da Europa. (Imagem: Pixabay)
Bolsas de Valores de Ásia e Oceania - China - Europa - N
Veja o desempenho dos mercados financeiros da Europa. (Imagem: Pixabay)

As bolsas da Europa registraram uma alta nesta segunda-feira, 22 de julho, recuperando as perdas observadas na última sexta-feira, 19. A decisão do presidente Joe Biden de não concorrer à reeleição e o corte na taxa de juros pela China foram os principais fatores que influenciaram o movimento positivo dos mercados.

Empresas mineradoras e de trading de commodities tiveram ganhos moderados. Os investidores mostraram cautela, refletindo a incerteza sobre o impacto do corte de 10 pontos-base na taxa de juros pela China, em meio a uma demanda fraca no país. Portanto, em Londres, o Glencore e o Rio Tinto subiram 0,45% e 0,53%, respectivamente, apesar do ambiente econômico incerto na China.

As ações das companhias aéreas da Europa enfrentaram um dia difícil. A Ryanair, maior companhia aérea em número de passageiros na Europa, viu suas ações caírem 16,6% em Dublin após relatar uma queda nos lucros e revisar suas previsões de tarifas aéreas para baixo. O efeito negativo também foi sentido por outras empresas do setor, como a EasyJet, que teve uma queda de 7,12% em Londres. Entretanto, a queda da Lufthansa e IAG, foi menor. As companhias recuaram 0,38% e 3,35%, respectivamente.

Principais índices

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,35%, fechando aos 18.416,75 pontos, quebrando uma sequência de cinco quedas consecutivas. Em Paris, o CAC 40 avançou 1,16%, fechando aos 7.622,02 pontos. Contudo, o FTSE 100, em Londres, registrou um ganho de 0,53%, encerrando o dia em 8.198,78 pontos.

 

Política nos EUA

A decisão do presidente Joe Biden de não buscar um segundo mandato, anunciada no domingo, 21 de julho, teve um impacto nos mercados. Joe Biden expressou apoio à vice-presidente Kamala Harris como candidata do Partido Democrata para as próximas eleições presidenciais. Assim, ela pode enfrentar o ex-presidente Donald Trump.

Outras bolsas da Europa

Outros mercados europeus também fecharam em alta. Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,65%, fechando em 11.158,50 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 avançou 0,85%, atingindo 6.860,26 pontos. Por fim, em Milão, o FTSE MIB subiu 1,17%, encerrando o dia em 34.615,05 pontos.