A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na última segunda-feira (22) que, em 2023, os planos de saúde realizaram um total de 1,9 bilhão de procedimentos médicos. Este número aumentou 7,4% em relação ao ano anterior, quando realizaram 1,8 bilhão de consultas, exames e cirurgias.
Principais procedimentos realizados
Os procedimentos mais frequentes entre os beneficiários de planos de saúde foram as consultas médicas, que totalizaram 275,3 milhões no ano passado. Procedimentos odontológicos seguiram com 196,2 milhões, e as internações chegaram a 9,2 milhões.
As terapias realizadas por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos somaram 79,9 milhões de sessões, um crescimento de 19,7% em comparação a 2022. O número total de exames realizados foi de 1,1 bilhão.
Mapa Assistencial
Os dados do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, que compila informações das operadoras, justificam os reajustes anuais dos planos de saúde pela ANS. Este mapa é essencial para entender a demanda por serviços de saúde suplementar no país.
Os planos de saúde no Brasil realizaram mais procedimentos em 2023, refletindo um aumento na procura por serviços médicos. A ANS monitora o setor e assegura que os reajustes dos planos de saúde sejam justificados com base em informações precisas e atualizadas.