Publicidade

Ações da Europa iniciam a semana em baixa

Investidores avessos ao risco e setor automotivo em baixa

Bolsas de Valores de Ásia e Oceania - China - Europa - N
Veja o desempenho dos mercados financeiros da Europa. (Imagem: Pixabay)
Bolsas de Valores de Ásia e Oceania - China - Europa - N
Veja o desempenho dos mercados financeiros da Europa. (Imagem: Pixabay)

As ações da Europa começaram a semana em baixa nesta segunda-feira (29), com o índice pan-europeu STOXX 600 caindo 0,2%. Os investidores mostraram-se avessos ao risco, especialmente com uma semana repleta de balanços corporativos e eventos globais importantes, como a reunião de política do Federal Reserve dos Estados Unidos.

O setor automotivo foi o que mais sofreu, com uma queda de 1,3%. Em particular, as ações da Stellantis listadas em Milão recuaram 3,3%. Sendo assim, a decisão do Deutsche Bank de rebaixar a recomendação da montadora de “comprar” para “manter” influenciou a queda.

Os investidores estão atentos aos balanços de quatro das grandes empresas de tecnologia dos EUA, conhecidas como as “Sete Magníficas”, cujos resultados são aguardados com grande expectativa. Portanto, os balanços têm o potencial de influenciar o sentimento do mercado global.

Além disso, a reunião de política do Federal Reserve, que se encerra na quarta-feira, é um ponto focal. Os investidores esperam que o banco central dos EUA forneça diretrizes para preparar o terreno para um possível corte nas taxas de juros em setembro, medida que os mercados receberiam bem em meio a sinais de desaceleração econômica.

Índices da Europa

  • Londres: O índice Financial Times subiu 0,08%, fechando a 8.292,35 pontos.
  • Frankfurt: O índice DAX recuou 0,53%, encerrando a sessão a 18.320,67 pontos.
  • Paris: O índice CAC-40 teve uma queda de 0,98%, finalizando a 7.443,84 pontos.
  • Milão: O índice Ftse/Mib desvalorizou-se 0,51%, terminando a 33.640,83 pontos.
  • Madri: O índice Ibex-35 caiu 0,43%, fechando a 11.117,80 pontos.
  • Lisboa: O índice PSI20 registrou uma valorização de 0,44%, fechando a 6.699,06 pontos.

Com os investidores se preparando para uma semana cheia de balanços corporativos e com os olhos voltados para as decisões do Federal Reserve, a cautela predomina no mercado europeu. O setor automotivo apresentou as maiores quedas. No entanto, os resultados das grandes empresas de tecnologia dos EUA podem influenciar a movimentação do mercado nos próximos dias.