O Grupo SBF, conhecido por suas operações no varejo e esportes, alcançou números recordes no segundo trimestre de 2024, refletindo uma estratégia bem-sucedida de expansão e otimização financeira.
O desempenho da empresa foi marcado por um crescimento de 48% no EBITDA ajustado com R$ 716 milhões e crescimento de 154,6% no lucro líquido que alcançou R$ 337,8 milhões.
Esses números refletem uma estratégia eficaz que impulsionou a empresa a um novo patamar de performance financeira.
Lucro líquido e capital de giro
O lucro líquido ajustado do Grupo SBF foi de R$ 73,2 milhões, revertendo um prejuízo de R$ 900 mil, do segundo trimestre de 2023. O desempenho positivo foi complementado pela melhoria no capital de giro, com uma redução de 41 dias no ciclo financeiro e uma redução de 48 dias em estoques.
A adesão ao programa de transação tributária do Governo do Estado de São Paulo, que regularizou débitos de ICMS, também impactou positivamente os resultados. Considerando esses efeitos, o lucro líquido ajustado totalizou R$ 223,8 milhões.
Leia também: Ações do Mercado Livre disparam e cia se torna mais valiosa da América Latina.
Desempenho das Subsidiárias
A Centauro, uma das principais marcas do grupo, registrou receita líquida de R$ 859,9 milhões. As lojas físicas cresceram 7,7% e a unidade do Shopping Morumbi, em São Paulo, teve crescimento de 25% nas vendas. Enquanto isso, o e-commerce aumentou 5,1% e melhoria de infraestrutura, com aumento de 50% das lojas habilitadas para troca de produtos comprados online.
A Fisia apresentou uma receita líquida de R$ 990,6 milhões, com crescimento de 10,9 dos canais digitais e 17% nas vendas.
Pedro Zemel, CEO do Grupo SBF, expressou satisfação com os resultados do primeiro semestre de 2024. Ele destacou que a empresa continuará a se empenhar na geração de lucro líquido e caixa para alcançar novos patamares de sucesso.