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Avon inicia parceria com Soneda no varejo de cosméticos

Empresários das duas marcas apostam em "nova experiência de compra"

Parceria com Soneda marca nova fase para a Avon. (Foto: Divulgação)
Parceria com Soneda marca nova fase para a Avon. (Foto: Divulgação)
Parceria com Soneda marca nova fase para a Avon. (Foto: Divulgação)
Parceria com Soneda marca nova fase para a Avon. (Foto: Divulgação)

Na última quinta (22), a Avon anunciou oficialmente sua entrada no mercado de varejo físico, uma mudança estratégica para a marca de beleza. Este movimento marca a primeira incursão da Avon em lojas físicas. Nesse sentido, será realizado em parceria com a rede de perfumarias Soneda Casa de Beleza. Até então, os produtos da Avon eram distribuídos exclusivamente por meio de revendedoras, um modelo que definiu a marca ao longo de décadas.

Produtos Avon já disponíveis nas Lojas Soneda

Desde o dia 9 de agosto, diversas linhas de produtos Avon, como maquiagens da linha Color Trend, itens de cuidados com a pele da linha Renew, além de produtos para cabelos da linha Advanced Techniques, estão disponíveis nas lojas Soneda Casa de Beleza. Inicialmente, essas linhas podem ser encontradas em cinco lojas da rede Soneda, além do e-commerce da marca. Esta parceria visa explorar o mercado varejista físico, oferecendo uma nova forma de acesso aos produtos Avon.

Escolha pela Soneda e não pela Natura

Apesar de a Avon pertencer ao grupo Natura &Co desde 2020, a decisão de introduzir os produtos Avon no varejo foi feita em parceria com a Soneda, e não através das lojas da Natura. Paulo Serrano, diretor de varejo do grupo Natura &Co, destacou que a escolha pela Soneda se deve ao seu conhecimento e à sua rede de conexões no mercado varejista. Serrano explicou que a estratégia da Avon no varejo é diferente da adotada pela Natura. Dessa forma, este seria um passo inicial ideal para a marca dentro desse novo canal.

Presença limitada e portfólio seletivo

A Soneda, criada em 2018, conta atualmente com 43 lojas. Entretanto, os produtos Avon estarão disponíveis inicialmente apenas em quatro lojas localizadas em bairros específicos de São Paulo e na cidade de Guarulhos. Além disso, o portfólio disponível nas prateleiras será reduzido, com cerca de 250 SKUs selecionados pela Avon para essa primeira fase no varejo. Essa abordagem cautelosa reflete um investimento inicial modesto. O foco é testar o modelo de negócios antes de uma possível expansão.

Estratégia e expansão no varejo

O movimento da Avon para o varejo faz parte de um novo plano estratégico. Serrano destacou que, embora o mercado varejista seja atrativo por oferecer muitos pontos de venda e volume de vendas, as metas de lucro ainda não são o foco principal da empresa neste momento. O objetivo é explorar o potencial do varejo como um novo canal de vendas. Ao mesmo tempo, a marca pretende manter a operação de venda direta através das consultoras.

Sinergia com as consultoras de beleza

A parceria entre Avon e Soneda não substitui o modelo de vendas tradicional por meio de consultoras. Juliana Barros, head de marketing da Avon no Brasil, afirmou que a presença no varejo complementa as atividades das consultoras, criando pontos de experimentação e conhecimento dos produtos, o que pode aumentar as vendas diretas. A experiência adquirida com a marca Natura, que já opera nesse modelo híbrido, reforçou a confiança da Avon na sinergia entre os dois canais de venda.