O governo de São Paulo fornecerá auxílio financeiro aos produtores rurais severamente impactados pelos incêndios no interior do estado neste fim de semana. Por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o governo paulista anunciou a liberação de R$ 100 milhões. O governo destinará esse valor recorde para apoiar a recuperação dos prejuízos causados pelo fogo.
Cada produtor afetado poderá solicitar um crédito de até R$ 25 mil, destinado a cobrir os custos emergenciais necessários para restaurar suas operações. Esse apoio financeiro é proveniente do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), que desempenha um papel importante em momentos de crise, oferecendo suporte financeiro para diversas emergências no setor agrícola.
O Feap, com o auxílio de 15 seguradoras credenciadas, concederá subvenções que variam entre 25% e 30%, dependendo da cultura produtiva afetada. Esse fundo tem sido uma ferramenta vital para minimizar os impactos de adversidades climáticas, como seca e outros fenômenos. Sendo assim, permite que os produtores de São Paulo retomem suas atividades o mais rápido possível.
Paralelamente, o governo de São Paulo continua monitorando a situação com o suporte do gabinete de crise e de um posto avançado em Ribeirão Preto. De acordo com a última atualização do governo estadual, divulgada nesta segunda-feira (26), não há focos ativos de incêndio na região.
O governador Tarcísio de Freitas rapidamente estabeleceu o gabinete de crise na sexta-feira (23). Além disso, em resposta à gravidade da situação, decretou estado de emergência por 180 dias em 45 municípios afetados pelos incêndios. A medida visa garantir que os recursos e o apoio necessários estejam disponíveis para os produtores e comunidades impactadas.