Pesquisar
Close this search box.

Conheça os maiores produtores de café do mundo

Café
(Imagem: Pixabay)

A produção mundial de café está projetada para alcançar níveis sem precedentes na safra 2023/24, com estimativas apontando para um total de 171,4 milhões de sacas, segundo dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O número representa um aumento de 4% em relação à safra anterior.

Os principais impulsionadores desse aumento são os sólidos desempenhos das safras tanto do Brasil quanto da Colômbia, dois dos principais produtores mundiais de café. Portanto, o Brasil, líder incontestável na produção global, está projetando uma colheita de 66,4 milhões de sacas, representando aproximadamente 38% da produção mundial.

Para o Brasil, essa temporada tem sido particularmente promissora devido ao aumento dos volumes de chuvas nas regiões de cultivo de café arábica, como o Cerrado e o Sul de Minas Gerais. As condições climáticas favoráveis resultaram em grãos mais pesados e uma expectativa de maior produtividade em comparação com a safra anterior.

No entanto, enquanto o café arábica do Brasil desfruta de uma recuperação após adversidades climáticas recentes, a produção de café robusta está enfrentando desafios. A falta de chuvas e temperaturas mais amenas no Espírito Santo, principal região produtora de café robusta no Brasil, está prevista para resultar em uma queda de 1,4 milhão de sacas na safra 2023/24.

Além disso, outros grandes produtores de café, como o Vietnã e a Colômbia, estão prevendo aumentos modestos em suas produções. O Vietnã, conhecido por sua produção predominantemente de café robusta, espera colher 300 mil sacas a mais este ano. Enquanto isso, a Colômbia está antecipando um aumento de 800 mil sacas em sua produção de café arábica, mesmo enfrentando desafios, como a redução do uso de fertilizantes devido aos altos preços.

Top

Mundialmente, esses países líderes – Brasil, Vietnã e Colômbia – devem responder por mais de 61% da produção mundial de café na safra 2023/24. Enquanto isso, outros produtores como Indonésia, Etiópia, Índia e Honduras, também contribuirão para o suprimento global de café, demonstrando a diversidade geográfica da indústria cafeeira.

Confira os principais produtores de café do mundo
  • Brasil: 66,4 milhões de sacas
  • Vietnã: 27,5 milhões de sacas
  • Colômbia: 11,5 milhões de sacas
  • Indonésia: 9,7 milhões de sacas
  • Etiópia: 8,3 milhões de sacas
  • Índia: 6 milhões de sacas
  • Honduras: 5,7 milhões de sacas

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado