Publicidade

Quem é Carlos Piani, novo presidente da Sabesp?

Saiba quem é o novo presidente da Sabesp. (Foto - Divulgação - Portal Tratamento de Água)
Saiba quem é o novo presidente da Sabesp. (Foto - Divulgação - Portal Tratamento de Água)
Saiba quem é o novo presidente da Sabesp. (Foto - Divulgação - Portal Tratamento de Água)
Saiba quem é o novo presidente da Sabesp. (Foto - Divulgação - Portal Tratamento de Água)

A Sabesp, maior companhia de saneamento do Brasil, está prestes a passar por uma transformação. Carlos Piani, veterano no setor de infraestrutura e atual presidente do Conselho de Administração da Equatorial, foi indicado como o novo presidente da Sabesp. Sua nomeação marca um novo capítulo na história da empresa, que recentemente passou por um processo de privatização.

Conselho renovado assume junto ao novo presidente da Sabesp

A Sabesp oficializou os indicados para seu próximo conselho de administração, composto por nove membros. Entre eles, três foram indicados pela Equatorial, três pelo Governo de São Paulo, e três são independentes. A Equatorial, principal acionista, indicou Augusto Miranda, CEO da holding; Tinn Amado, com vasta experiência em M&A e assuntos regulatórios; e Tiago Noel, responsável pelos investimentos no setor de energia do Opportunity.

Do lado do Governo de São Paulo, Karla Bertocco, atual chairman da Sabesp, e Anderson Marcio de Oliveira, secretário-executivo da Secretaria de Saneamento, Meio Ambiente e Infraestrutura, foram reconduzidos. A terceira cadeira será ocupada por Claudia Polto Cunha, procuradora-geral do Estado e participante ativa no processo de privatização da Sabesp.

Entre os membros independentes, Alexandre Silva, chairman da Embraer, e Mateus Bandeira, CEO da Oi, são as novas adições. Gustavo Gattass, conselheiro da PRIO e Serena Energia, será reconduzido ao conselho.

A nova liderança: Carlos Piani

Carlos Piani, presidente do Conselho da Equatorial, foi indicado para assumir o cargo de CEO da Sabesp. Com vasta experiência no setor de infraestrutura, Piani liderou diversas empresas, incluindo a construtora PDG Realty e a Kraft Heinz no Canadá. Sua indicação, antecipada por fontes próximas, será oficializada em uma reunião do conselho de administração e dos acionistas da Sabesp, prevista para ocorrer em outubro.

Desafios à frente

Com a privatização da Sabesp, a nova administração liderada por Piani enfrenta o desafio de universalizar os serviços de saneamento no estado de São Paulo até 2029, meta antecipada pelo governo estadual. Para alcançar esse objetivo, serão necessários investimentos na ordem de R$ 70 bilhões, que deverão ser levantados por meio da geração de caixa da Sabesp, captações no mercado e melhorias de produtividade.

Estratégias de Piani para a Sabesp

Sob a liderança de Piani, a Sabesp pretende acelerar a implantação de processos e melhorar a seleção de fornecedores. Além disso, o foco será em áreas não atendidas, especialmente nas zonas rurais e regiões litorâneas. Piani conta com o apoio do corpo técnico da Sabesp para superar os desafios e garantir a expansão dos serviços.