Publicidade

Sob o mote de força e superação do agro, Feira Expointer 2024 vai até setembro

Após catástrofes climáticas, a Expointer retoma com novidades e foco na reconstrução do Rio Grande do Sul

Fique por dentro da Expointer 2024. (Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom)
Fique por dentro da Expointer 2024. (Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom)
Fique por dentro da Expointer 2024. (Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom)
Fique por dentro da Expointer 2024. (Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom)

A Feira Expointer 2024 começou neste sábado (24), marcando sua 47° edição com um momento de reconstrução para o Rio Grande do Sul, especialmente após as enchentes que devastaram a região entre abril e maio. O evento, realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, destaca-se como um símbolo da força e resiliência do agronegócio gaúcho.

Evolução e tradição na Expointer 2024

Vasco da Costa Gama, de 90 anos, um dos mais antigos participantes da Expointer, reflete a tradição e a evolução do agronegócio no estado. Desde 1953, ele nunca deixou de participar do evento, trazendo seus animais para exposição, uma prática que começou ainda no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Este ano, Gama trouxe à feira dois cavalos quarto-de-milha e 11 pôneis, mostrando a continuidade e importância da exposição para o setor.

Decisão pela realização da feira

Apesar dos desafios, a decisão de realizar a Expointer foi mantida pelo governador Eduardo Leite, que viu na feira uma oportunidade de reconstrução econômica e social para o estado. A feira é uma plataforma crucial para os produtores e expositores, como destacou Clair Kuhn, secretário estadual de Agricultura, que reforçou o foco em superar as adversidades ao invés de buscar recordes financeiros.

Participação recorde e expectativas

A edição de 2024 registra um aumento no número de animais inscritos e expositores. O momento está marcado para acontecer no Pavilhão da Agricultura Familiar, que é um dos espaços mais prestigiados pelo público. Elizabeth Cirne-Lima, subsecretária do parque, estima que o público diário possa variar entre 60 e 80 mil pessoas, refletindo o interesse contínuo, mesmo diante das dificuldades de acesso.

Desafios no setor de máquinas e implementos

O setor de máquinas agrícolas responde por mais de 90% do faturamento da Expointer. Todavia, enfrenta um ano desafiador. Com o contexto econômico atual e as dificuldades enfrentadas pelos agricultores, como destacou Claudio Bier, presidente do Simers, as expectativas são mais modestas, focando em manter os valores de 2023.

Atrações e melhorias na infraestrutura

A Expointer deste ano traz uma série de atrações culturais, incluindo shows de grandes artistas e apresentações tradicionais, como a Ópera Gaúcha. Além disso, o Parque de Exposições passou por melhorias. Isso se dá especialmente com a criação de novas vagas de estacionamento, a construção de novos banheiros e a revitalização das áreas de convivência.

Acesso facilitado para visitantes

Devido às interrupções no transporte público, foram implementadas operações especiais de ônibus e trem para facilitar o acesso ao parque. A Trensurb e a Metroplan oferecem serviços dedicados para garantir que os visitantes possam chegar com comodidade à Expointer.

Resumo da Programação do dia 25 de Agosto

O dia 25 de agosto na Expointer 2024 será repleto de atividades diversificadas. Tudo começará com o atendimento técnico da Casa do Irga e conversas com a Emater/RS-Ascar. As atrações principais incluem a Assembleia Geral da Associação Brasileira de Brangus. Além disso, ocorrerá a apresentação do livro sobre os 100 anos da pesquisa agropecuária no RS.

Haverá diversas palestras no Hub Agro, com foco em inovação no setor agropecuário, além de degustações de carne suína e apresentações culturais, como a 2ª Mostra da Cultura Gaúcha e o Projeto Estrada Cultural. A programação também inclui o lançamento do Sumário Brangus+ 2024 e a reinauguração da Casa Eustáquio Ormazabal.

O dia se encerra com o Festival Sou do Sul, com um show de Maiara & Maraísa, que promete atrair muitos visitantes.