O Assaí informou ao mercado nesta segunda-feira (02/09) que “não recebeu ou foi informada de qualquer oferta do Grupo Mateus pelo controle da companhia”. A notícia surgiu após a coluna do jornalista Lauro Jardim, em O Globo, publicar no domingo, 1°, que o Grupo Mateus (GMAT3) estava planejando uma oferta. Essa oferta contaria com o apoio da XP e do Itaú para adquirir o controle do Assaí (ASAI3).
O Grupo Mateus também se manifestou, esclarecendo que não há negociações em andamento para a compra do Assaí. A companhia segue focada em seu planejamento estratégico original. Esse plano inclui a expansão na região Nordeste, com o objetivo de consolidar e adensar rotas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A empresa informou que as negociações para uma operação potencial com o Novo Atacado Comércio de Alimentos Ltda. estão em andamento. Isso sugere um possível avanço nas tratativas. Essas tratativas foram mencionadas nos Fatos Relevantes de 29 e 31 de maio de 2024.
A companhia divulgou recentemente seu balanço financeiro do segundo trimestre de 2024, mostrando um aumento de 18,0% no lucro líquido, totalizando R$ 347,5 milhões. Esse resultado reflete o foco da empresa em fortalecer sua presença no mercado, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste. O grupo Mateus busca crescer de maneira sustentável e consolidada nessas regiões e descarta quer oferta pelo Assaí.