Publicidade

Fernando Haddad comemora crescimento do PIB do Brasil

Fernando Haddad - Ministro da Fazenda - PIB do Brasil
O ministro da Fazenda comemora a alta do PIB do Brasil. (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Fernando Haddad - Ministro da Fazenda - PIB do Brasil
O ministro da Fazenda comemora a alta do PIB do Brasil. (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou entusiasmo nesta terça-feira (3) com o crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre de 2024. Este dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma uma expansão econômica quando comparado aos três primeiros meses do ano.

O ministro ressaltou que, diante desse desempenho, o Brasil tem a possibilidade de encerrar 2024 com um crescimento superior às previsões anteriores, que indicavam um avanço de 2,5%. “Vamos provavelmente reestimar o PIB para o ano, que deve, pela força com que ele vem se desenvolvendo, superar 2,7% ou 2,8%. Há instituições que já estão projetando o PIB do Brasil superior a 3%,” afirmou Fernando Haddad.

As expectativas do mercado, refletidas no Boletim Focus do Banco Central, apontam para um crescimento de 2,46% neste ano, mas o recente avanço do PIB pode ultrapassar essas estimativas. O cenário positivo pode, inclusive, motivar revisões nas previsões de crescimento para 2025.

Orçamento de 2025

Com a economia apresentando um ritmo de crescimento mais forte do que o esperado, Fernando Haddad indicou que o governo poderá revisar as receitas projetadas para 2025. “Isso pode inclusive ensejar uma reprojeção das receitas para o ano que vem, se continuar forte como está. Então, nós vamos analisar com calma,” comentou o ministro.

O orçamento de 2025 foi fechado com base em um crescimento projetado de 2,5%. Contudo, com o desempenho atual da economia, um aumento nas receitas se torna uma possibilidade concreta, derivada do crescimento orgânico do país. Esta revisão pode abrir novas oportunidades para o governo em termos de investimentos e planejamento fiscal.

Crescimento do PIB

O segundo trimestre de 2024 marcou o 12º resultado positivo consecutivo do PIB do Brasil, consolidando uma tendência de crescimento contínuo. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB apresentou uma alta de 3,3%, e o acumulado dos últimos 12 meses indica uma expansão de 2,5%.

O ritmo de crescimento, que se intensificou ao longo dos últimos trimestres, reflete uma economia em aceleração. O PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023, 0,2% no quarto trimestre, 1% no primeiro trimestre de 2024, e 1,4% no segundo trimestre deste ano.

Este cenário reforça a confiança no mercado e pode atrair novos investimentos, impulsionando ainda mais o desenvolvimento econômico do Brasil.