Publicidade

Número de setores industriais com confiança é o melhor nos últimos 2 anos

Número de setores industriais com confiança em alta é o maior registrado nos últimos 2 anos, mostra estudo
Pixabay
Número de setores industriais com confiança em alta é o maior registrado nos últimos 2 anos, mostra estudo
Pixabay

Na semana passada, mais precisamente na última quarta-feira (18/9), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) já havia trazido números positivos para o setor em relação ao nível de atividade e de empregabilidade no mês de agosto. Em consequência disso, outro indicador importante veio a público nesta segunda-feira (23), também divulgado pela CNI. Trata-se do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei). De acordo com o levantamento, dos 29 setores pesquisados, 26 são setores industriais confiantes.

Esse resultado decorrente do Icei é o melhor dos últimos 2 anos. Desde outubro de 2022 não se registravam números tão positivos iguais aos revelados nessa segunda (23). Apenas três segmentos da industrias não manifestaram confiança. São eles: madeira, produtos de borracha e serviços especializados para a construção.

Qual o motivo para setores industriais confiantes?

Apesar de o noticiário trazer com certa frequência incertezas quanto á política fiscal do governo, a CNI afirmou por meio de nota que os setores industriais confiantes se justifica pela percepção de melhoria no cenário econômico por parte dos empresários. Ainda que os últimos meses tenham sido de dúvidas em relação a regulamentações, como a reforma tributária, o cenário de otimismo prevaleceu no mês de agosto.

Como se calcula o índice que mede a confiança dos industriais?

O Icei parte de uma lógica de escala. Se estiver abaixo de 50 pontos, significa que o indicador reflete desconfiança. Porém, se a pontuação for acima de 50 pontos, constata-se que há otimismo e, portanto, setores industriais confiantes.

Para o período em que a pesquisa foi realizada, três setores não apenas alcançaram o valor de referência, como ficaram acima por uma margem significativa. Logo, o top 4 de setores industrias com maior confiança foram os seguintes:

  • Manutenção e reparação (59,4 pontos)
  • Máquinas e materiais elétricos (56,7 pontos),
  • Bebidas (56,7 pontos)
  • Farmoquímicos e farmacêuticos (56,5 pontos)