Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Lula faz críticas a Elon Musk, que se encontra com Javier Milei em Nova York

Lula se reúne com outros chefes de Estados em Nova York, em evento de defesa da democracia e de combate aos extremismos
Lula se reúne com outros chefes de Estados em Nova York, em evento de defesa da democracia e de combate aos extremismos
Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil

Desde sábado (21/9) em Nova York, o presidente Lula fez críticas indiretas a respeito de Elon Musk e seus imbróglios vividos no Brasil nesta terça-feira (24/9), durante evento em que presidentes de diferentes países se reuniram. Na qualidade de Chefe de Estado, o brasileiro afirmou que o empresário bilionário americano, dono do X (antigo Twitter), “ousa desafiar a Constituição de países que não concordam com ele.”

Em meio a discurso no qual defendia a regulamentação das apostas, sobretudo num dia em que veio a público os gastos bilionários que brasileiros têm tido nos últimos meses, Lula fez a citação indireta a Elon Musk. “Precisamos de uma regulação porque, de repente, você tem um cidadão que se transformou no homem mais rico do mundo, que ousa desafiar a Constituição dos países que não concordam com ele. Onde que nós vamos parar? Onde a democracia vai se sustentar?”, questionou o presidente brasileiro ao também afirmar que nenhum magnata da tecnologia como Elon Musk pode se colocar acima da lei, “por mais ricos que sejam.”

Qual foi o evento em que Elon Musk foi pauta?

O evento “Em defesa da democracia, combatendo os extremismos” foi idealizado por Lula, mas também pelo Primeiro-Ministro da Espanha (Pedro Sánchez). Aconteceu na Sede das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Participaram do encontro os seguintes chefes de estados:

  • Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil
  • Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha
  • Emmanuel Macron, presidente da França
  • Gabriel Boric, presidente do Chile
  • Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
  • José Maria Neves, presidente de Cabo Verde
  • Charles Michel, presidente do Conselho Europeu
  • Mia Motley, primeira-ministra de Barbados
  • Xanana Gusmão, primeira-ministra do Timor-Leste

Os presidentes de países como Colômbia, Estados Unidos, México, Noruega, Quênia, Senegal e o Secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) não estiveram presentes. No entanto, enviaram representantes. Elon Musk certamente foi um tema discutido, embora não se trate do tema central.

Musk se encontra com Javier Milei

Na mesma cidade onde Lula reclamava da postura de Elon Musk, o empresário se encontrava com Javier Milei, presidente da Argentina, mas no dia anterior (23). Pela terceira vez, o americano e o argentino estiveram juntos. A Casa Rosada informou que ambos se reuniram e conversaram a respeito de desregulação da economia, além de investimentos ao país vizinho sul-americano. Musk se mostrou interessado em investir na Argentina.

Javier Milei não deixou de registrar o encontro em vídeo que ele fez questão de publicar no X, rede social que pertence a Elon Musk, mas que segue suspensa em terras brasileiras. O Supremo Tribunal Federal (STF) aguarda envio de documentos por parte da rede social para decidir sobre a volta ao ar do site. Todavia, o X já indicou um representante oficial para atuar no Brasil, uma exigência da companhia.

Javier Milei e Elon Musk se encontram pela terceira vez desde que o argenitno se tornou presidente. Encontro foi em Nova York, no dia 23 de agosto
Reprodução
Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas