Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Bioeconomia pode ser o eixo da política sustentável, diz secretário de Economia Verde

Bioeconomia é tema central em Painel Técnico-Científico do MDIC sobre práticas sustentáveis para uma nova modelagem econômica
Bioeconomia é tema central em Painel do MDIC sobre práticas sustentáveis para uma nova modelagem econômica
Pixabay

Nesta segunda-feira (7/10), houve a realização do primeiro Painel Técnico-Científico sobre Bioeconomia. A iniciativa reuniu dezenas de autoridades dos setores público e privado com o objetivo de iniciar um diálogo sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia. Com a participação do secretário de Economia Verde, Rodrigo Rollemberg, o encontro visou, entre outros objetivos, alinhar informações sobre o tema e as políticas públicas do Governo Federal conduzidas pelos ministérios.

“Tenho certeza de que, com a experiência de cada um, vamos avançar num momento de construção de políticas importantes para o país, como a Nova Indústria Brasil, o Plano de Transformação Ecológica, a Estratégia Nacional de Economia Circular, de Economia de Impacto e de Descarbonização”, argumentou Rollemberg.

“A Estratégia Nacional de Bioeconomia pode ser o eixo condutor de todas essas políticas”, acrescentou o secretário de Economia Verde, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O que é bioeconomia?

Bioeconomia pode ser vista como uma abordagem de desenvolvimento econômico que utiliza recursos biológicos renováveis para produzir alimentos, energia, produtos e serviços. Mas tudo isso enquanto preserva o meio ambiente. Pode-se citar como exemplo o ato de transformar resíduos agrícolas em biocombustíveis ou usar microorganismos para desenvolver novos medicamentos. No entanto, basicamente, bioeconomia é usar a biotecnologia para criar soluções sustentáveis e reduzir a dependência de recursos fósseis.

Promessa de campanha

Um dos debates que mais têm demandado atenção no Brasil e no mundo gira em torno de práticas sustentáveis. O atual governo federal, por sinal, foi eleito com a promessa de que daria centralidade ao tema. Nesse sentido, a bioeconomia ganha destaque no debate público.

A iniciativa por parte do governo em promover discussões sobre a bioeconomia faça parte da agenda do atual governo. Todavia, o evento desta tarde vêm justamente num momento em que o país sofre com temperaturas altas, estiagens em várias regiões do Brasil. Além disso, a qualidade do ar, que também sofre com as queimadas país afora.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas