Petrobras avalia alta de combustíveis com produção nacional

Produção de petróleo no Brasil tem ajudado a Petrobras a conter aumento de combustíveis em meio à alta global devido a tensões no Oriente Médio.
Petrobras avalia alta de combustíveis com produção nacional
(Imagem: Designed by Freepik)

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a produção de petróleo no Brasil é fundamental para minimizar o impacto da escalada dos preços no mercado. Com a alta do preço do barril de petróleo do tipo Brent, que alcançou US$ 78,28 na manhã de sexta-feira (4), o setor de combustíveis enfrenta pressões globais. No entanto, a Petrobras tem utilizado a produção nacional como uma estratégia para conter os reajustes no país.

Tensões no Oriente Médio e impacto nos preços

A alta no preço do petróleo, que subiu 5% em um único dia na última quinta-feira (3), é atribuída às tensões no Oriente Médio. O ataque do Irã e as respostas subsequentes podem afetar diretamente a produção de petróleo na região.

O Irã, membro da OPEP, tem uma produção diária de cerca de 3,2 milhões de barris, o que representa 3% da produção global. Caso as tensões causem interrupções nessa produção, a tendência é que o preço do petróleo suba ainda mais.

Defasagem de preços e futuro dos reajustes da Petrobras

De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), há uma defasagem nos preços internos de gasolina e diesel em relação ao mercado internacional. Na sexta-feira (4), essa diferença era de 5% para a gasolina e 4% para o diesel.

O último reajuste feito pela Petrobras foi em julho deste ano, quando o preço da gasolina para as distribuidoras subiu cerca de 7%. Esse foi o primeiro aumento em oito meses, enquanto o diesel não teve modificações.

Foto de Vitoria Costa Pinto

Vitoria Costa Pinto

Vitória Costa Pinto, estudante de Comunicação Social na UFBA, iniciou sua carreira em 2019 como redatora. Atuou como social media, gestora de projetos e planejadora de conteúdo, consolidando-se como jornalista em 2024. Apaixonada por política, economia e negócios, acredita no poder transformador da comunicação.

Mais lidas

Últimas notícias