O IBGE vai iniciar a nova edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) em novembro de 2024, mas enfrenta dificuldades financeiras para concluir o levantamento.
Orçamento insuficiente para 2025
O IBGE informou que, para realizar a POF 2024/2025, são necessários R$ 44 milhões. Apenas R$ 11,534 milhões foram previstos para 2024. A instituição ainda precisará de R$ 32,5 milhões no orçamento de 2025 para concluir a pesquisa. O presidente do IBGE afirma que o órgão precisa de mais recursos para os próximos anos. E já negocia com parlamentares para garantir que eles aprovem emendas que ajudarão a complementar o orçamento.
Embora o planejamento para 2024 esteja garantido com os recursos obtidos até o momento, novos repasses decidirão a continuidade da pesquisa em 2025. O IBGE já solicitou no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 o montante para finalizar a pesquisa e aguarda a aprovação da verba.
Importância da POF
A POF é uma das principais pesquisas do IBGE. Além disso, ela coleta informações detalhadas sobre os hábitos de consumo e os orçamentos das famílias brasileiras. A pesquisa, que ocorrerá de 5 de novembro de 2024 a novembro de 2025, não apenas retrata a vida financeira, mas também social da população. O gerente da POF informa que a equipe realizará a coleta de dados ao longo de 12 meses. Desse modo, eles pretendem captar variações nos padrões de consumo e evitar distorções que surgiriam se a pesquisa fosse realizada em um único período.
A edição 2024/2025 da POF trará novidades. O estudo incluirá temas que analisam os impactos ambientais nos domicílios. Além disso, irá avaliar a satisfação pessoal e financeira e discutir questões de discriminação de gênero, orientação sexual e outros tipos de preconceito. Também coletarão informações sobre o uso do tempo, apostas eletrônicas e acesso a serviços financeiros.
Relevância para o cálculo da inflação
A Pesquisa de Orçamentos Familiares é um dos pilares para a definição da cesta de produtos e serviços que compõem o cálculo da inflação oficial. O levantamento identifica quais bens e serviços fazem parte do consumo das famílias brasileiras, além de medir suas variações de preços.