Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

FAB: Saab é intimada nos EUA sobre venda de caças Gripen

Saab cooperará com EUA sobre venda de 36 caças ao Brasil. FAB moderniza frota com os caças Gripen NG. Investigações prévias não indicaram irregularidades.
FAB: Saab é intimada nos EUA sobre venda de caças Gripen
(Imagem: Designed by Freepik)

A fabricante sueca de aeronaves, Saab, informou nesta quinta-feira (10) que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos a intimou a fornecer informações sobre a venda de 36 caças militares Gripen ao Brasil. O contrato, parte do programa FX-2 da Força Aérea Brasileira (FAB), foi assinado em 2014, após a concorrência que começou em 2008. A Saab, que venceu a disputa, competiu com outras gigantes do setor, como a norte-americana Boeing.

Em um comunicado oficial, a Saab afirmou que irá cooperar com o pedido das autoridades norte-americanas. A empresa também destacou que tanto o governo brasileiro quanto o sueco já investigaram a licitação do Brasil e encerraram as investigações sem apontar qualquer irregularidade por parte da Saab.

O Programa FX-2 e a Concorrência

A FAB desenvolveu o programa FX-2 para modernizar sua frota de aeronaves de combate. A concorrência foi acirrada e atraiu grandes fabricantes internacionais, incluindo a Boeing e a francesa Dassault. No entanto, após análises técnicas e negociações, a Saab foi a escolhida para fornecer os caças Gripen NG, um dos modelos mais avançados da empresa.

Contrato e produção dos caças para a FAB

O contrato, assinado em 2014, envolve o desenvolvimento e a produção de 36 caças Gripen NG, além de sistemas e equipamentos associados. Estimado em US$ 5,4 bilhões, o acordo prevê a entrega de dois modelos diferentes: o Gripen E, projetado para um piloto, e o Gripen F, com capacidade para dois tripulantes. Em termos de tecnologia, ambos os modelos são praticamente idênticos.

Os aviões estão sendo produzidos na Suécia, com entregas escalonadas para o Brasil. A Saab ressalta que o Gripen F-39, modelo adquirido pela FAB, está entre os caças mais tecnológicos do mundo, conhecido por sua eficiência, baixo custo de operação e grande capacidade de disponibilidade em missões.

Tecnologia e transparência

A Saab sempre destacou o Gripen como uma aeronave moderna, com tecnologia avançada, que oferece grande retorno em termos de custo-benefício para os países que o adquirem. Além disso, o modelo apresenta uma elevada capacidade tecnológica, sendo equipado com sistemas de última geração.

A respeito da intimação recebida, a Saab reiterou seu compromisso com a transparência e declarou que continuará colaborando com as autoridades americanas. A empresa enfatizou que as investigações conduzidas no Brasil e na Suécia já comprovaram a lisura do processo de concorrência.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas