Desde a sexta-feira (11/10) da semana passada, o apagão que a população de São Paulo experimenta tem repercutido nos noticiários, fazendo com que o assunto se nacionalizasse. Inclusive, no debate para prefeitura de São Paulo dessa segunda (14), o atual prefeito Ricardo Nunes colocou a culpa no governo federal. Mas Boulos disse que faltou competência da gestão municipal. Em em meio ao fogo cruzado na política, chama atenção que a falta de assistência da companhia não é por falta de recursos. Sobretudo se levar em conta o faturamento da Enel no Brasil, mas também no mundo.
Qual o faturamento da Enel no Brasil?
Em 2023, o faturamento da Enel no Brasil atingiu aproximadamente R$ 49,5 bilhões. Mas a empresa atua em várias áreas do setor de energia, como geração, distribuição e transmissão, atendendo milhões de consumidores no país. A Enel Brasil é também uma das líderes no mercado de energia renovável, especialmente na geração de energia eólica e solar.
Vale destacar, todavia, que o faturamento da Enel no Brasil não se refere apenas ao serviço de distribuição prestado na Região Metropolitana de São Paulo. A multinacional também atua no Ceará e no Rio de Janeiro. A própria empresa estima que atende a mais de 14 milhões de clientes espalhados em municípios nos três estados em que opera.
Leia mais:
Alcance da Enel mundo afora
Embora possua forte presença no Brasil, a empresa do setor energético se destaca em diversas regiões do mundo. Prova disso foi o faturamento da Enel em 2023. Nos primeiros nove meses do ano, seu lucro bruto operacional alcançou aproximadamente €20,3 bilhões, refletindo um crescimento impulsionado por sua estratégia integrada de negócios. Este aumento foi sustentado pelo avanço na geração de energia renovável e pela performance do mercado livre, especialmente na Itália e na Espanha.
Por falar em Itália, é no país europeu que se situa a sede da companhia. Localizada em Roma, a Enel alcançou um lucro líquido de 3,44 bilhões de euros em 2023. O valor foi ainda maior que o lucro de 1,68 bilhão de euros no ano de 2022. Se feitos os ajustes, o lucro líquido aumentou quase 21%, para 6,51 bilhões de euros.









