A recente nomeação de Mitsuko Tottori como CEO da Japan Airlines (JAL) veio como um momento histórico e inesperado no setor corporativo do Japão. Ela é a primeira mulher a liderar a companhia e, com uma carreira iniciada como comissária de voo, representa uma mudança na liderança da JAL. A escolha surpreendeu muitos, já que as empresas do Japão tem perfil conservador.
A nomeação da nova CEO ocorre após anos de esforços do governo do Japão para aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança. O país pretende que um terço das principais cargos empresariais sejam ocupadas por mulheres até 2030.
Trajetória de Mitsuko Tottori e transformações na Japan Airlines
Mitsuko Tottori iniciou sua trajetória na Japan Airlines como comissária de bordo, quebrou estereótipos e conseguiu chegar ao cargo mais alto da companhia. Essa trajetória é ainda mais relevante ao registrar que as últimas liderança da JAL foram preenchidas por uma elite de homens formados nas melhores universidades. Ela, porém, frequentou uma faculdade menos renomada, reservada a mulheres, distanciando-se do perfil tradicional da companhia.
A nomeação de Mitsuko Tottori ocorreu pouco depois de uma evacuação bem-sucedida no voo 516 da Japan Airlines, destacando o impacto positivo do treinamento rigoroso de sua equipe. O acidente envolveu uma tripulação com uma aeronave da guarda costeira no aeroporto de Haneda, em Tóquio. A atuação rápida da tripulação permitiu a evacuação segura de 379 passageiros.
Falência: Kazuo Inamori e a transformação da Japan Airlines
A JAL teve uma mudança estrutural em 2010, quando entrou em processo de falência. Sob a gestão de Kazuo Inamori, um monge budista, a empresa recebeu apoio estatal e passou por uma restrição rigorosa. Na época, ele foi incisivo ao criticar a JAL como uma organização “arrogante” com os clientes. Sua liderança dinâmica, é um novo modelo de gestão, que valorizava o pessoal da linha de frente, como pilotos e engenheiros.
Crescimento da Japan Airlines sob a liderança de Mitsuko Tottori
Com Mitsuko Tottori no comando, a Japan Airlines segue a estratégia de fortalecimento e modernização da frota. Em março de 2024, a companhia encomendou 42 novas aeronaves. A aquisição demonstra a continuidade do compromisso da JAL com a renovação e a segurança. Além disso, sinaliza ao mercado a força de sua estratégia de expansão.
A liderança feminina de Mitsuko Tottori desafia as normas e reflete uma fase transformadora para a JAL. Além de inovadora, essa transição simboliza uma nova visão para a companhia e inspira futuras gerações de mulheres no Japão a vislumbrarem e alcançarem posições de liderança.