Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Índice de confiança indústria brasileira cai em outubro

A confiança da indústria no Brasil cai pelo terceiro mês seguido, marcado por expectativas desanimadoras para os próximos meses.
Dados da FGV revelam oscilação na confiança da indústria brasileira. Empresários seguem cautelosos, mas estoques e produção dão sinais positivos.
(Imagem: Jean Martinelle/Pixabay)

A confiança da indústria brasileira recua pelo segundo mês consecutivo em outubro, marcando a terceira queda do ano. A Fundação Getulio Vargas (FGV) anunciou nesta terça-feira (29) que esse declínio deve, em grande parte, piorar nas expectativas para os próximos meses.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), que avalia a percepção do setor sobre o cenário atual e futuro, caiu 0,6 ponto em comparação ao mês anterior, fechando em 99,9 pontos. Conforme os dados da FGV, a indústria no Brasil exibe sinais de alerta em relação ao final do ano.

“O resultado reforça a ideia do mês passado de um alerta para o fim do ano. Mesmo com recentes bons resultados na demanda, o setor apresenta promessas de aumento nos estoques”, comentou Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, em nota.

Impacto da queda nas expectativas sobre a confiança do setor

A redução no ICI foi mais influenciada pelo Índice de Expectativas (IE), indicador que mede a visão dos empresários sobre o futuro próximo. Em outubro, o IE recuou 1,3 ponto, atingindo 96,8 pontos, seu menor patamar desde março, quando registrou 96,4 pontos.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas