A confiança da indústria brasileira recua pelo segundo mês consecutivo em outubro, marcando a terceira queda do ano. A Fundação Getulio Vargas (FGV) anunciou nesta terça-feira (29) que esse declínio deve, em grande parte, piorar nas expectativas para os próximos meses.
O Índice de Confiança da Indústria (ICI), que avalia a percepção do setor sobre o cenário atual e futuro, caiu 0,6 ponto em comparação ao mês anterior, fechando em 99,9 pontos. Conforme os dados da FGV, a indústria no Brasil exibe sinais de alerta em relação ao final do ano.
“O resultado reforça a ideia do mês passado de um alerta para o fim do ano. Mesmo com recentes bons resultados na demanda, o setor apresenta promessas de aumento nos estoques”, comentou Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, em nota.
Impacto da queda nas expectativas sobre a confiança do setor
A redução no ICI foi mais influenciada pelo Índice de Expectativas (IE), indicador que mede a visão dos empresários sobre o futuro próximo. Em outubro, o IE recuou 1,3 ponto, atingindo 96,8 pontos, seu menor patamar desde março, quando registrou 96,4 pontos.