Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Brasil é vice-líder em ataques cibernéticos, com 1.379 golpes por minuto

Ataques cibernéticos com inteligência artificial crescem. Saiba como se prevenir contra golpes complexos e fortaleça a sua segurança
Brasil é o segundo país no mundo em número do ataques cibernéticos
Pixabay

O Brasil é o segundo país com mais ataques cibernéticos no mundo, registrando mais de 700 milhões de tentativas em 12 meses, o equivalente a 1.379 por minuto, de acordo com o estudo Panorama de Ameaças para a América Latina 2024.

Por que o Brasil experimenta aumento de ataques cibernéticos?

A especialista em cibersegurança Chelsea Jarvie destaca que a crescente sofisticação dos ataques cibernéticos é impulsionada pela evolução da inteligência artificial (IA). Segundo ela, além de tecnologias mais avançadas, é crucial investir na capacitação e conscientização dos colaboradores para fortalecer a resiliência cibernética.

Diferença entre vishing e pishing, espécies de ataques cibernéticos

Jarvie alerta que a IA facilita golpes complexos, como o vishing, que utiliza recursos de voz para enganar as vítimas, representando 90% dos ataques. Ela afirma que, ao focar no fator humano, as organizações podem se proteger melhor contra essas ameaças. O relatório Cost of a Data Breach, da IBM, revela que o custo médio de uma violação de dados no Brasil é de R$ 6,75 milhões, com o phishing sendo o ataque mais frequente, gerando prejuízos médios de R$ 7,75 milhões por incidente. Portanto, ambos se referem a ataques cibernéticos.

Desafios para cibersegurança

Os principais desafios para a cibersegurança envolvem a crescente sofisticação dos ataques cibernéticos, impulsionada pela inteligência artificial (IA), e a falta de capacitação adequada para lidar com as ameaças. A complexidade dos sistemas de segurança digital e a necessidade de integrar tecnologia com a conscientização e o treinamento dos colaboradores também são obstáculos significativos.

Além disso, ataques como phishing e vishing se tornam mais comuns e difíceis de detectar, aumentando os riscos e os custos para as organizações, que precisam adotar abordagens mais robustas para proteger seus dados.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas