O Brasil recebeu 508,7 mil turistas internacionais em outubro, o maior número para o mês nos últimos 35 anos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal. Este resultado mostra um avanço no setor, que já acumulou mais de 5,4 milhões de visitantes estrangeiros em 2024, um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado.
Embora expressivos, esses números ainda estão distantes das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Turismo (PNT). Lançado recentemente, o plano tem como objetivo alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais até 2027. Além disso, busca consolidar o Brasil como principal destino da América do Sul e gerar US$ 8,1 bilhões em receitas provenientes dos gastos desse público.
Argentinos lideram turismo internacional no Brasil
Entre os visitantes internacionais, os argentinos se destacam como o principal público, representando mais de 1,58 milhão de turistas desde o início de 2024. Os Estados Unidos aparecem na segunda posição, com 572.338 visitantes, seguidos de perto pelo Chile, que enviou 518.345 turistas ao país.
A região Sudeste lidera como destino mais procurado, com São Paulo concentrando quase metade das chegadas internacionais. Isso demonstra a força do estado como porta de entrada para o turismo no Brasil.
Desafios e perspectivas para o turismo brasileiro
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que os números são um reflexo do conjunto de ações adotadas pelo Governo Federal, como melhorias na infraestrutura e incentivos à atividade turística.
“Esse é o resultado prático de uma gestão integrada. Todo o governo está muito feliz com esses resultados”, afirmou Celso Sabino.