A JBS, multinacional brasileira líder na indústria de alimentos, anunciou na última quinta-feira (21) a assinatura de um memorando de entendimentos com o governo da Nigéria. O acordo contempla um possível investimento de 2,5 bilhões de dólares no país africano. Esse projeto inclui a construção de seis fábricas de processamento de carnes ao longo de cinco anos.
Expansão estratégica da JBS na Nigéria
O plano prevê três fábricas de aves, duas de bovinos e uma de suínos, reforçando a diversificação do portfólio da JBS. Segundo a companhia, o governo nigeriano garantirá as condições econômicas, regulatórias e sanitárias necessárias para a viabilidade do projeto.
De acordo com a JBS, o investimento também incluirá estudos de viabilidade e estimativas orçamentárias, além do desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos para sustentar as operações. Apesar da projeção, a empresa não especificou quando o plano estará concluído.
Impactos financeiros e regionais
Atualmente, a JBS tem cerca de 3% do faturamento da região que atinge o Oriente Médio e a África. Caso o investimento se concretize, esse percentual poderá aumentar, sendo um avanço estratégico em mercados emergentes.
Sobre a JBS
Com mais de 70 anos de atuação, a JBS é reconhecida como uma das maiores empresas do mundo no setor alimentício. A multinacional está presente em mais de 20 países e conta com mais de 270 mil funcionários. O portfólio da empresa inclui carnes in natura, produtos congelados e pratos prontos, além de negócios correlacionados, como couro, biodiesel e embalagens.