Um ataque cibernético direcionado a um provedor de tecnologia de cadeia de suprimentos impactou grandes empresas, como a Starbucks e a rede britânica de supermercados Sainsbury’s. As companhias enfrentam dificuldades em operações simples, incluindo escalas de trabalho e controle de estoques.
O ataque cibernético interrompe em sistemas de empresas
A Blue Yonder, fornecedora global de software para gestão de cadeias de suprimentos, informou que o ataque cibernético ocorreu na semana passada, causando interrupções nos sistemas utilizados por seus clientes. Apesar dos esforços para restaurar os serviços, a empresa ainda não tem previsão para o funcionamento pleno. A Blue Yonder garantiu que o ataque não afetou os sistemas baseados em nuvem pública.
Starbucks recorre a cálculos manuais
A Starbucks declarou que o ataque comprometeu operações de suas lojas próprias na América do Norte, dificultando o pagamento e a organização das escalas de seus baristas. Em resposta, os gerentes passaram a calcular manualmente os pagamentos, enquanto a empresa garantiu que os funcionários serão remunerados corretamente por todas as horas trabalhadas.
Supermercados britânicos adotam contingências contra o ataque cibernético
No Reino Unido, redes como Morrisons e Sainsbury’s ativaram planos de contingência para minimizar os impactos do ataque. O Morrisons informou que, embora os sistemas de gestão de armazéns tenham sido afetados, a operação continua com suporte de sistemas de backup. A Sainsbury’s, por sua vez, está em “estreito contato” com a Blue Yonder, priorizando processos alternativos para manter os serviços.
Blue Yonder e seus clientes globais
A Blue Yonder, parte do conglomerado Panasonic, desenvolve soluções para operações de varejo e manufatura, incluindo gerenciamento de armazéns e transporte. Entre seus clientes estão grandes marcas como Kroger, Procter & Gamble e Walgreens, que não comentaram sobre o incidente.