Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

PIB dos Estados Unidos cresce 2,8% no 3º trimestre de 2024

O PIB dos EUA cresceu 2,8% no 3º trimestre de 2024. A inflação desacelerou, reforçando a compensação de corte na taxa de juros pelo FOMC.
Estados Unidos elevam tarifas sobre importações do Canadá, México e China. Decisão pode afetar preços e cadeias de suprimentos globais.
(Imagem: Pixabay)

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou crescimento anualizado de 2,8% no terceiro trimestre de 2024, de acordo com o Departamento de Comércio. O dado, divulgado nesta quarta-feira (27), está alinhado às expectativas do mercado, segundo economistas consultados pelo site de notícias internacional, Reuters.

A economia americana apresentou resultados em linha com as projeções do mercado no terceiro trimestre de 2024. O consumo das famílias, responsável por boa parte do desempenho, teve um nível ajustado na comparação com a primeira prévia, caindo de 3,7% para 3, 5% em termos trimestrais anualizados. Já os investimentos tiveram um pequeno avanço, subindo de 1,4% para 1,7%.

As exportações também foram revisadas para baixo, recuando de 8,9% para 7,5%, enquanto as atuais diminuíram de 11,2% para 10,2%. O setor governamental manteve o ritmo de crescimento de 5,0% no trimestre.

Inflação dos Estados Unidos

Quanto à inflação, o índice PCE avançou 1,5% no trimestre, acumulando 2,1% em 12 meses, enquanto o núcleo do PCE subiu 2,1%, uma revisão inferior à anterior de 2,2%. Essa desaceleração coloca a inflação em seu nível menor desde o segundo trimestre de 2021.

  • A inflação americana desacelerou, favorecendo as perspectivas econômicas no 3º trimestre de 2024.

Para Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura Investimentos, o cenário atual mostra uma composição mais equilibrada da demanda agregada, com menor descompasso entre o consumo e os investimentos.

 “O crescimento continua robusto, e a desaceleração da inflação contribui para uma visão construtiva da economia”, avalia.

Nicolas Borsoi também aponta que os dados reforçam a expectativa de um corte de 0,25 ponto percentual na próxima reunião do FOMC, prevista para 18 de dezembro. A decisão, segundo ele, deve consolidar uma desaceleração suave para a economia americana.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas